Uma série de ataques sofridos por jornalistas de Criciúma, durante e após as eleições municipais, que atingiram inclusive a jornalista da rádio Som Maior e Portal 4oito, Maga Stopassoli, ganharam repercurssão estadual e provocou a manifestação oficial da Associação Catarinense de Imprensa (ACI). As ações intimidatórias aos profissionais em pleno exercício da profissão foram registradas em fotos em vídeo. Veja na íntegra a Nota Oficial emitida nesta quarta-feira (09), pela entidade:
A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – Casa do Jornalista vem a público repudiar os ataques a jornalistas ocorridos em Criciúma nos dias anteriores à eleição e até na festa de comemoração da vitória no último domingo.
As covardes manifestações, registradas em fotos e vídeos, tiveram como alvo principal a jornalista Maga Stopassoli, mostrando mais uma vez a misoginia cada vez mais frequente em episódios ofensivos à imprensa.
A ACI reafirma seu compromisso com a liberdade de expressão e manifesta solidariedade à jornalista.
É revoltante que mulheres sejam vítimas de ataques dessa natureza, que alimentam o ciclo de violência contra jornalistas e trazem insegurança ao exercício da profissão.
Diretoria da Associação Catarinense de Imprensa