Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
Eleições 2020

Em nova pesquisa IPC, Salvaro consolida liderança

Tucano está com 71% das intenções de voto. Anibal, Minotto, Júlia e Chico estão separados pela margem de erro

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 03/11/2020 - 08:00 Atualizado em 03/11/2020 - 10:10
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Faltando 12 dias para as eleições municipais, a Rádio Som Maior e o 4oito divulgam nova pesquisa de intenções de voto para a prefeitura de Criciúma, contratada junto ao Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC). Os números apontam folgada liderança do prefeito Clésio Salvaro (PSDB), candidato à reeleição. Foram entrevistados 625 eleitores entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, e a margem de erro é de 4%, com nível de confiança de 95%.

Na espontânea, Salvaro cresce

Na pesquisa espontânea, naquela em que não são apresentados os nomes dos candidatos, apenas questiona-se "se a eleição para prefeito de Criciúma fosse hoje, em quem você votaria?". Salvaro tem 61,44% das intenções de voto, um salto de 10 pontos em relação à pesquisa anterior, de setembro.

Os indecisos são 18,24%. Dr. Anibal Dário foi citado por 6,56% dos entrevistados, 4,96% responderam o nome de Rodrigo Minotto, Júlia Zanatta teve 3,52% e os que não votam em nenhum dos candidatos, 3,36%. Chico Balthazar pontuou com 1,28% e Coronel Manique Barreto teve 0,64%.

Confira, abaixo, a evolução dos candidatos de uma pesquisa para outra. Além do salto de Salvaro na espontânea, houve uma queda equivalente nos indecisos e os demais candidatos também tiveram um acréscimo em seus números.

Na estimulada, Salvaro tem 71%

"Se as eleições para prefeito e vice-prefeito de Criciúma fossem hoje, e os candidatos sendo estes, em quem você votaria?". Com essa pergunta, o IPC apresentou um cartão com os nomes dos candidatos a prefeito e vice. Nesse cenário, Clésio Salvaro (PSDB) e Ricardo Fabris (PSD) tiveram 71,36% das intenções de voto.

Dr. Anibal Dário (MDB) e Lisi Tuon (DEM) aparecem em segundo lugar com 8%. Rodrigo Minotto (PDT) e Neguinho (PDT) vêm na sequência, com 6,4%. Júlia Zanatta (PL) e Dr. Allison Pires (PSL) aparecem com 4,16%. Chico Balthazar (PT) e Júlio Bittencourt (PT) somam 3,20%. Coronel Manique Barreto (Podemos) e Cesinha Faraco (Podemos) estão com 1,28%. Professor Ederson (PSTU) e Pedro da Próspera (PSTU) seguem em 0,32%.

Na estimulada, os indecisos são apenas 1,92% e os que não votam em nenhum dos candidatos, 3,36%.

No comparativo da estimulada, Salvaro apresentou um índice consolidado, com uma evolução de pouco mais de 1% de setembro a fim de outubro. Anibal, Minotto e Júlia mantiveram-se estáveis, com pequenos acréscimos. Chico e Manique tiveram, em percentuais, um aumento um pouco maior de um levantamento para outro.

Quase 80% não mudam voto

Quando os entrevistados foram questionados sobre a possibilidade de mudar o voto, a grande maioria garantiu que já tem a decisão consolidada: 78,79% responderam que não vão mudar, enquanto os demais 21,21% consideraram que podem sim trocar de candidato nos últimos dias até a eleição.

Na rejeição, Chico à frente

Em nova pesquisa IPC, a rejeição de Chico Balthazar (PT) segue a mais alta, 21,92%, seguido por Júlia Zanatta (PL) com 14,24%. Os demais posseum índices próximos: Rodrigo Minotto (PDT) é rejeitado por 8,16%, Salvaro (PSDB) por 7,52%, Coronel Manique (Podemos) 6,56%, Dr. Anibal (MDB) 4,8% e Professor Ederson (PSTU) 3,04%. Os indecisos são 6,08% e os que não rejeitam nenhum dos candidatos, 27,68%.

No comparativo da rejeição em relação a setembro, Chico cresceu 7 pontos e Júlia, 2%. A rejeição dos demais diminuiu, à exceção de Anibal, que aumentou de 2,4% para 4,8%.

A pesquisa tem o protocolo nº SC-01320/2020, registrada no sistema de registro de pesquisas eleitorais em 28 de outubro e estando apta a divulgação a partir deste dia 3 de novembro.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito