Em boletim divulgado na quarta-feira, 4, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina divulgou que, apenas em 2020, 62 casos já foram registrados no estado. Outros 57 casos suspeitos são investigados.
A doença é considerada um surto em Santa Catarina desde julho do ano passado. Em 2019, foram 298 casos. As cidades com mais casos são Florianópolis e Joinville, com 25 e 18 casos, respectivamente.
Na região da Amrec, nenhum caso foi confirmado até o momento. Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande afirmou que o sarampo causa preocupação, assim como a febre amarela.
"A vacina está disponível nas unidades de saúde, quanto do sarampo quanto da febre amarela. Peço que as pessoas procures as unidades, verifiquem a carteirinha de saúde. A vacina é o caminho para a prevenção", disse o secretário. "Já se sabe que a febre amarela está vindo para o sul. Essa é uma preocupação sempre. As pessoas devem procurar as unidades mais próximas, procurar os profissionais da saúde que lá eles estarão orientando a respeito de todas as vacinas", explicou Acélio.