Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Em Urussanga, vereadores sugerem uso facultativo das máscaras

Bancada do PP aponta problemas na utilização das máscaras e relaciona até crises de ansiedade entre usuários

Por Denis Luciano Urussanga, SC, 03/03/2022 - 16:51 Atualizado em 03/03/2022 - 19:45
Câmara de Vereadores de Urussanga / Divulgação
Câmara de Vereadores de Urussanga / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os três vereadores do PP protocolaram projeto conjunto em que sugerem tornar facultativo o uso de máscaras de proteção individual em Urussanga, tanto em locais abertos quanto fechados. Se o projeto se tornar lei, fica facultado ao cidadão ou responsável legal dispor sobre a utilização do item, sua colocação e retirada.

No projeto, os vereadores José Carlos José, Odivaldo Bonetti e Thiago Mutini apontam que "o uso da máscara de proteção facial é somente uma das formas de prevenção individual contra o coronavírus" e observam que "ela pode até reduzir o risco de contágio, porém não existem estudos que comprovem a segurança/proteção para circulação das pessoas".

Os vereadores progressistas vão além, citando que "outro problema verificado na utilização das máscaras de proteção individual - não reconhecido como Equipamento de Proteção Respiratória - é que o ar quente dentro da máscara pode dificultar a própria respiração e desencadear deficiências de natureza respiratória como, por exemplo, crises de asma, bronquite, etc".

Os parlamentares apontam, também, que "a máscara muito apertada também pode causar ansiedade, o que altera padrões respiratórios". Os autores do projeto ponderam também que "parte da população brasileira é portadora de doenças respiratórias como asma, distúrbio pulmonar obstrutivo crônico (DPOC), fibrose cística, bronquite crônica, enfisema ou câncer de pulmão" e que, nestes casos, o uso de máscaras "segundo especialistas pode dificultar a entrada de ar nos pulmões e agravar severamente os sintomas".

Também no projeto citam os autores que o Município já aplicou mais de 19 mil vacinas de Covid-19 em primeira dose, 16 mil em segunda dose, 783 de doses únicas e 5,8 mil doses de reforço. "Bem como que o número de casos ativos tem reduzido consideravelmente, no mesmo caminho das internações, que praticamente deixaram de ocorrer. Isso tudo graças aos avanços alcançados no tratamento da doença", emendaram. "Dessa forma, entendemos que no momento a utilização da máscara deve ser sugerida e não obrigatória e, solicitamos a respectiva apreciação pelos meus nobres pares a fim de ao final aprovar esta proposição tão importante", completaram.

Ouça entrevista do vereador Odivaldo Bonetti à Rádio Som Maior sobre o tema:

Leia, abaixo, o projeto de lei sugerido pelos vereadores do PP:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito