Com a ideia de incentivar os investimentos em projetos de inovação, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) virá a Criciúma conversar com empresários sobre as oportunidades de negócios, financiamentos e créditos disponíveis no mercado para inovação tecnológica. O evento acontece na quinta-feira (19), a partir das 13h30, no auditório do Senai.
A iniciativa faz parte do Circuito Santa Catarina de Fomento para Inovação. Há 18 projetos com empresas do estado que firmaram parcerias para o desenvolvimento de projeto de PD&I com a com a Embrapii. Além disso, há 41 projetos sendo desenvolvidos por unidades da entidade em SC, o que corresponde a 14% dos investimentos no país.
"Santa Catarina tem uma vocação para inovação e as unidades Embaprii do estado têm atraído investimento de todo o País. Em termos de valor, o estado já responde por 14% de todos os projetos fomentados pela Embrapii. Neste momento, é preciso também fortalecer e incentivar o setor produtivo catarinense a investir", destaca o diretor de Planejamento e Gestão da Embrapii, Jose Luis Gordon.
A Embrapii financia até 1/3 do valor do projeto com recursos não reembolsáveis, ou seja, o empresário não precisa devolver o recurso após o término do evento. O restante do investimento no projeto fica a cargo da empresa e da Unidade Embrapii.
Para a contrapartida, as empresas da região Sul contam com crédito do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento da Região Sul). O programa BRDE Inova prevê condições diferenciadas de financiamento e fast track para projetos que já foram analisados pelas unidades da Embrapii e que já demonstraram um elevado potencial inovador.