18 de janeiro de 2021 ficará marcado na história de Santa Catarina como o dia em que foi aplicada a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no estado. O enfermeiro Júlio César Vasconsellos de Azevedo, que há meses vem atuando na linha de frente no combate à pandemia, foi o primeiro catarinense a receber a imunização.
“Foi muito gratificante e emocionante, me senti orgulhoso da minha classe. Espero que essa vacina chegue para todos nós e que as pessoas realmente tomem, recebam a vacina com carinho e sem medo, porque não dói e não tem efeito colateral nenhum”, afirmou.
Formado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Júlio atua como enfermeiro já há 30 anos. Nos últimos 28 anos, vem se dedicando ao Hospital Celso Ramos, de Florianópolis.
Com 55 anos, o enfermeiro destaca a dificuldade que foi se adaptar aos necessários costumes dos trabalhadores da saúde em meio a pandemia. “No ínicio foi um pouco de medo para todo mundo, estávamos meio apreensivos. Mas, com o tempo, a gente foi se agilizando para colocar aqueles EPI’s, avental e ficar de máscara o tempo todo. Recebemos o treinamento, mas foi algo rápido, não tinha tempo. Logo prepararam a UTI para receber os pacientes, já abriu e encheu”, destacou.
Além de Júlio, nesta segunda-feira, outras duas pessoas também receberam a primeira dose da vacina Sinovac em SC. É o caso de João Cardoso, idoso de 81 anos de idade, e a indígena Keruxu Yxapyry.