Um empresário de Imbituba foi preso em flagrante por depredação do patrimônio público depois que teve um ataque de fúria e passou a quebrar vários tachões na pista da avenida Marieta Konder Bornhausen, no acesso Norte ao município. As informações são do portal A Hora.
Segundo testemunhas, o homem reclamava que os tachões atrapalhavam a entrada e saída de caminhões de um pátio de sua propriedade situado à margem da rodovia. Mesmo com os funcionários públicos do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Imbituba instalando os tachões, o empresário empunhou uma picareta e passou a quebrar os artefatos de concreto um a um com a ferramenta.
Diante do ato de vandalismo, os funcionários acionaram a Polícia Militar e a Polícia Civil, que chegaram ao local e interromperam o quebra-quebra. A PM deu voz de prisão ao empresário e o delegado Nicola Patel Filho efetuou o flagrante. Na delegacia, foi estipulada a fiança em R$ 10 mil, paga pelo empresário, para que ele responda o processo em liberdade. “Normalmente, parece que a comunidade espera um resultado grave para achar um culpado e querer responsabilizar alguém pelo acidente ocasionado por uma manobra de trânsito imprudente. A instalação dos tachões de trânsito visa justamente alterar essa realidade e atuar de forma preventiva ao efetivamente salvar vidas. E com essas intenções, não pode o interesse de um particular que não se dá ao trabalho de realizar a manobra da forma correta se sobrepor ao direito coletivo de transitar em um sistema viário seguro e que busca preservar vidas, notadamente quando se quer impor o interesse particular por meio da força”, comentou o delegado Nicola Patel Filho.