Santa Catarina ficou em primeiro lugar na primeira edição do Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional (Resgata) instituído pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). São 32 empresas classificadas, incluindo duas no Presídio Regional de Criciúma.
Na Penitenciária Sul, o Santa Augusta, o destaque fica para esquadrias e alumínios, produzidos pela Esaf/Ibrap, uma das líderes nacionais do segmento. “O trabalho prestado pelos reclusos é ótimo e estamos muito satisfeitos com a parceria que resulta em ressocialização por meio do trabalho”, revela o empresário Geraldo Fornaza, sócio proprietário da empresa.
A empresa Hence Portas e Painéis também atua no Santa Augusta. “O selo é um importante reconhecimento às instituições que contribuem com a oferta de trabalho no sistema prisional auxiliando na construção da cidadania e de uma nova identidade à pessoa encarcerada. É um elogiável trabalho social”, lembra o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Lima.