As Eleições de 2022 terão cinco cargos em disputa: Presidente da República, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais e distritais. Antes de votar é muito importante saber para quê se está elegendo cada candidato. Mas, afinal, você sabe qual a função de cada um desses cargos?
Antes de falar sobre as funções de cada um, é preciso entender como eles são eleitos. No Brasil, as eleições ocorrem de forma mista, seguindo o sistema majoritário e o proporcional, que se diferem na contagem de votos. Para Presidente da República, governador e senador utiliza-se o majoritário, já para deputado federal, estadual e distrital, o sistema proporcional.
Leia mais: Entenda a diferença entre eleições majoritárias e proporcionais
Presidente da República
Considerada a autoridade máxima do Executivo, o presidente é responsável por cuidar dos interesses públicos da nação. Ao ser eleito, ele nomeia os ministros, conduz a política e economia, aplica ou veta leis, edita medidas provisórias, mantém relações com outros Estados, exerce comando das Forças Armadas e cumpre outras diversas funções previstas na Constituição Federal.
Senador
Cada estado elege três senadores, o que totaliza 81 políticos. Eles são responsáveis, principalmente, pela elaboração de leis e por fiscalizar os atos do Executivo, podendo processar e julgar outros cargos, além de aprovar escolhas de ministros, propostas do presidente e operações financeiras.
A duração de um mandato do senador é de oito anos. Eles formam o Senado Federal, que, junto com a Câmara dos Deputados, compõe o Congresso Nacional, o Poder Legislativo do Brasil.
Governador
O governador, chefe do Poder Executivo estadual, é o cargo que tem autoridade máxima sobre um estado ou distrito. Ele é responsável pela administração e representação do estado nas relações jurídicas, administrativas e políticas.
Essas ações governamentais buscam descentralizar o poder e melhorar as questões políticas em âmbito regional. Cada estado do Brasil deve eleger um governador, com mandato de quatro anos e direito a uma reeleição.
Deputado Federal
Assim como o Senado, o deputado federal é responsável por fiscalizar o Poder Executivo do país. O número de deputados que um estado pode ter está diretamente relacionado ao número de habitantes, sendo que o máximo é 70 deputados estaduais e, o mínimo, oito representantes para este cargo. Eles compõem a Câmara dos Deputados e tem como principal função a elaboração de leis. Não há limites de reeleição para esta ocupação.
Deputado Estadual
Escolhidos para compor a Assembleia Legislativa e, como diz o nome, legislar, o deputado estadual propõe emendas e projetos de leis. Este é o representante do povo na esfera estadual. É responsável por legislar, criar, alterar e vetar leis no âmbito regional. Assim como no cargo federal, pode se reeleger diversas vezes.