A Defesa Civil de Criciúma alerta mais uma vez a população sobre as famosas fake news, que são notícias falsas relacionadas a eventos meteorológicos que circulam em grupos de aplicativos de mensagens. Conforme a Defesa Civil, os responsáveis pelas informações falsas pegam um alerta gerado pelo órgão e retiram do contexto.
Para que isso não ocorra mais, o município conscientiza e orienta a população a sempre verificar a veracidade das informações. Entre setembro e início de dezembro foram registradas 73 ocorrências, uma média de seis notícias falsas e trotes por semana, que circulam pelos grupos de WhatsApp e também acabam sendo espalhadas por sites de notícias que não são confiáveis.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Dioni Borba, esses problemas geram ao órgão de proteção civil uma grande preocupação. "Sobre as informações divulgadas, afirmamos que as mensagens relatam sobre falsas tempestades, ou que abriram comportas de alguma barragem. Esse tipo de comportamento é registrado principalmente durante a primavera e pode piorar com o período de chuvas, agora no início de dezembro, época que normalmente está associada com o aumento dos trotes", afirmou Dioni Borba, coordenador da Defesa Civil de Criciúma.