O Hospital São José de Criciúma foca no cuidado e na humanização, sem deixar de lado a busca constante por novas tecnologias. Tudo isso garante à instituição diferenciais, especialmente nos tratamentos e atendimentos ligados à alta complexidade. O acelerador linear da instituição, por exemplo, é um equipamento de alta tecnologia, que conta com o diferencial dos braços robóticos que auxiliam no cuidado dos pacientes que estão em tratamento contra o câncer na região Sul do estado.
"O acelerador linear que dispomos no HSJosé tem capacidade de realizar radioterapia guiada por imagem, oferecendo maior precisão e, com isso, diminuindo o número de sessões a serem realizadas. Por exemplo, para tratar um câncer de próstata, seria necessário uma média de 30 sessões de radioterapia, com este equipamento, é possível que se faça em cinco sessões apenas. Isso significa mais qualidade de vida ao paciente que visita menos o hospital e, consequentemente, tem menos efeitos colaterais do tratamento", aponta o médico radioterapeuta, responsável pelo serviço de radioterapia do HSJosé, Dr. Felipe Kuhen.
De acordo com o especialista, a radioterapia está indicada em cerca de 60% dos pacientes com câncer. "Podemos citar como exemplo o câncer de mama, próstata, sistema nervoso central, tumores ginecológicos, entre outros. Somente aqui no HSJosé, tratamos cerca de 120 pacientes novos por mês", explica.
Referência em tratamento oncológico
O HSJosé de Criciúma, há mais de 20 anos é referência no tratamento oncológico, dispondo de equipamentos com alta tecnologia para auxiliar no processo de cura do câncer.
O primeiro acelerador linear instalado no HSJosé foi em 1999. Em 2015, um segundo acelerador linear com novos recursos e de alta tecnologia chegou ao hospital para acabar com a fila de espera e realizar novos procedimentos na área oncológica, como radioterapia de intensidade modulada e radiocirurgia.
Inaugurado em 2022, o novo acelerador, um dos mais modernos do Brasil na atualidade, conta com tecnologia americana, além de mesa 6D, onde é possível um posicionamento mais preciso do paciente no momento da irradiação.
Outra diferença do aparelho é a presença de braços robóticos para aquisição de imagens de tomografia (Conebeam CT), segundos antes da aplicação, permitindo a localização exato tumor no momento da aplicação da irradiação.
Além disso, conta também com um sistema por infravermelho que consegue sincronizar a irradiação de acordo com cada fase da respiração, sendo importante no tratamento de tumores de pulmão.
A aquisição do acelerador linear do HSJosé, com os braços robóticos foi garantido por meio das doações ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e o Fundo Municipal do Idoso.