Uma das áreas da medicina com maior avanço no segmento de diagnósticos, a imunologia e a alergologia têm os exames clínicos como recursos chave para identificação de transtornos alérgicos nos pacientes. Já passam de 200 os alérgenos já identificados, como fungos, ácaros, parasitas, drogas, alimentos, gramíneas e pólen. Com um recente investimento, o Laboratório Búrigo trouxe para o Sul de Santa Catarina um equipamento específico para o processamento desses testes. O aparelho permite a entrega de resultados de diversos tipos de testes em um dia útil após a coleta.
Até então, os testes alérgicos immunocap e de autoimunidade (marcadores autoimunes) levavam em média de três a cinco dias para a conclusão dos laudos, por serem enviados a laboratórios de apoio em Curitiba. “Ao trazer essa tecnologia, passamos a oferecer à nossa região o que há de mais avançado para esses exames específicos, dando agilidade e segurança aos resultados. Com apenas uma amostra, o equipamento consegue processar vários tipos de testes”, afirma o bioquímico e líder do Setor Analítico do Laboratório Búrigo, Heverton Luiz.
O reforço na estrutura vai permitir com que o Laboratório Búrigo avance para 96% o número de exames entregues em até um dia útil após a coleta, conta o diretor da empresa, Renan Búrigo. “Sempre estamos atentos e acompanhando os avanços da medicina laboratorial e procurando tornar ainda mais célere a entrega dos resultados para que os médicos consigam ter as informações necessárias para chegar aos diagnósticos”, frisa.