Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

((Áudio)) Sindicato dos Mineiros de SC quer adotar o "Monumento do Mineiro"

Estátua retrata a importância dos trabalhadores e do carvão na história de Criciúma

Por Eduardo Tartarotti 22/01/2025 - 10:28 Atualizado há 3 horas
Foto: @sindmineiroscriciuma/Reprodução
Foto: @sindmineiroscriciuma/Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Sindicato dos Mineiros de Santa Catarina está disposto a adotar o Monumento aos Homens do Carvão, conhecido como “Monumento do Mineiro”. A estátua está fixada na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma. A proposta foi discutida em reunião nesta terça-feira (21), em reunião entre representantes do sindicato e o prefeito Vaguinho Espíndola.

O presidente do Sindicato, Djonatan Elias, se mostrou surpreendido em ter sido procurado pelo Prefeito Vaguinho para tratar da questão, visto que o tema sempre encontrava entraves em gestões anteriores no município. "Conversei na época com o Prefeito Clésio Salvaro umas duas vezes e ele disse que ia conceder, mas acho que naquela correria de eleição, também, acabou não dando. Naquela rápida gestão do Ricardo Fabris ele nos chamou e disse que ia ser dos mineiros, mas na parte burocrática, dos projetos com a arquiteta, suspenderam de novo. Aí, agora, o Prefeito Vaguinho nos surpreendeu. Nos chamou na Prefeitura ontem, naquela simplicidade tremenda que ele tem, disse 'O meu pai foi mineiro. Para honrar a memória dos mineiros e do meu pai, quero entregar isso ao Sindicato'", conta.

Periguete, como também é conhecido o presidente, revelou ainda uma das ideias debatidas com o Prefeito para o Monumento, além da restauração. "Teve uma ideia de colocar um QR Code no local da praça do Mineiro, e esse QR Code levar para um lugar na nuvem com algumas histórias, fotos dos tempos antigos, do desenvolvimento da cidade através do carvão, então, vai ser bem legal", explica.

Djonatan também contou ao Programa Adelor Lessa o motivo do pedido de adoção. "A gente pega aquele Monumento do Mineiro, que nos faz voltar no tempo de que a cidade estava se desenvolvendo, daquela maneira, todo destruído, depredado. Já chegaram a pichar um tempo atrás, já roubaram a picareta do mineiro. Tivemos a ideia de adotar esse Monumento para dar o devido cuidado, não só àquele boneco de concreto, mas sim à nossa história, a história de Criciúma", afirma.

Ouça na íntegra a entrevista do Presidente do Sindicato dos Mineiros de SC, Djonatan Elias, ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior:

 

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito