Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o deputado Julio Garcia (PSD) esteve no Programa Adelor Lessa desta segunda-feira (8). Falou sobre a chance de Esperidião Amin assumir como ministro da Educação e o que esperar das eleições de 2020. Garcia pensa que a mudança de função de Amin seria duplamente positiva.
“Eu lembro que tivemos o ministro Jorge Bornhausen e foram muitos avanços na educação. Se for confirmada essa informação é para se comemorar”, afirmou. “Na eleição passada nós tivemos uma coligação e o Geraldo Althoff concorreu como suplente. Se acontecer nós teremos comemoração dupla”, disse. Althoff já foi senador, entre 1998 e 2003 e é de Tubarão.
O presidente da Alesc falou sobre o governo de Carlos Moisés. Segundo ele, o Coronel Mocellin é capacitado para a função de liderar o governo na Assembleia, mas não tem experiência com a política, então, classificou como inteligente a troca por Maurício Eskudlark. Garcia citou ainda que o governo pagará a folha e cumprirá as suas obrigações.
“Nós sabemos que existem dificuldades financeiras, mas eu acredito que o Governo pode deslanchar ao longo de 2019 e fazer algumas realizações em Santa Catarina. Eu confio no governador que é um homem sério. O que a gente precisa é ter mais paciência com essa adaptação do Moisés”, garantiu o deputado.
Para fechar, comentou ainda sobre a preparação visando as eleições de 2020. Garcia lembrou que em 2018 o período foi de mudança e nas próximas será alterado o formato das coligações. “O partido está se preparando para enfrentar essa mudança, no maior número possível de municípios”, concluiu.
Confira a entrevista na íntegra: