Quando o relógio marcava 16h29min do dia 17 de dezembro de 2018 o Hospital Santa Catarina, de Criciúma, tornou-se de fato o materno-infantil. Foi neste momento que veio ao mundo a Esther Soares Peruqui.
Pesando 3,092 quilos e medindo 47 centímetros, a menina nasceu de parto normal e aumentou ainda mais o calendário de comemorações da família do Bairro São Luiz: o pai, Odair José Peruqui, faz aniversário hoje; a mãe, Daniele Soares Vefago Peruqui, completou idade nova no último dia 11 e o casal faz 13 anos de matrimônio também em dezembro. “É um grande presente”, disse o pai.
Após 21 anos, desde que deixou de ser particular e passou a ser administrado pela Prefeitura, o HMISC não recebia partos. Ontem, no primeiro dia de portas abertas, a unidade já recebeu seu primeiro bebê. Da chegada da gestante até o nascimento passaram menos de 30 minutos.
“Eu fui para o (Hospital) São José às 9h sentindo muita dor na barriga. Eles me deram Buscopan, mas eu não tinha dilatação. Então, eles me disseram que não iam mais internar a partir de hoje (ontem), que só mulheres internadas desde ontem (domingo) é que teriam o filho lá. E me mandaram para o Santa Catarina por volta das 16h”, conta a mãe.
“Cheguei aqui e achei que faria uma cesariana, mas o médico fez o exame de toque e eu já estava com nove dedos de dilatação. O médico falou que não era cesariana, que a criança já estava nascendo”, comenta.
E a Esther já estava nascendo mesmo. Aproximadamente 20 minutos depois, Daniele, grávida de 39 semanas e um dia, deu à luz seu segundo bebê. “Foi uma bênção. As enfermeiras muito atenciosas, o médico muito atencioso. Eu acho que no particular não chega a esse nível. Elas me ajudaram até a dar banho”, conta a mãe que, cerca de duas horas e meia após o parto já estava com sua filha e o marido no quarto, descansando.
A enfermeira obstétrica Maria José Junge Blut, que veio de São Paulo para atuar no HMISC, comentou emocionada o momento do primeiro bebê nascido na maternidade. “Eu fiz o acolhimento aqui na entrada e já pedi para ela entrar, não demorou meia hora e já nasceu. Por pouco que não nasce aqui no acolhimento mesmo. Estou muito feliz, esse é meu primeiro dia aqui”, afirma Maria José.
O Hospital São José informou via assessoria de imprensa que está acolhendo gestantes normalmente e que está dando toda a cobertura necessária enquanto o HMISC treina a equipe de funcionários. O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, afirmou que o São José seria notificado ontem mesmo sobre o encerramento dos serviços de maternidade e que a data prevista para que não sejam mais realizados partos pelo SUS é 17 de janeiro.
“Até sexta-feira dessa semana o São José faz todos os acolhimentos. A partir de sábado começa a encaminhar para o Santa Catarina e depois vai sendo gradativo”, explica Casagrande. “Eles (São José) serão notificados hoje, mas a conversa já acontece há muito tempo. O São José é um grande parceiro nosso”, complementa o secretário.