O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Morro da Fumaça faz um alerta aos consumidores que devido à falta de chuvas faz-se necessário a economia e uso racional de água. Conforme dados da Defesa Civil de Santa Catarina, no estado as consequências da estiagem já refletem em desabastecimento em algumas regiões e as bacias da Região Sul demandam atenção.
Conforme informações da Epagri/Ciram, a falta de chuvas volumosas ocorre desde julho. De lá para cá, a ocorrência de chuvas foi de forma irregular, na região nos últimos meses as chuvas estão bem abaixo das medias históricas.
De acordo com o diretor presidente do Samae, Rogério Sorato, muitos investimentos foram realizados em todo o sistema de água: "A situação é preocupante, tivemos que reduzir a vazão das bombas de captação no rio, caso não chova nos próximos dias teremos que realizar racionamento de água. Solicitamos que os consumidores evitem o desperdício, não usar mangueiras e ou encher piscinas. Os investimentos continuam em nosso município, poços artesianos e outras fontes de água serão implantadas nos próximos meses conforme o planejamento", fala.
Atenção para as dicas de economia de água:
- Evite banhos demorados;
- Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes;
- Antes de lavar os pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue-os no lixo;
- Adote o hábito de usar a vassoura e não a mangueira;
- Não lavar carros, pisos e residências com mangueira aberta;
- Use regador para molhar as plantas, não irrigar grama com mangueira;
- Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total;
- No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.