Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Evento multicultural marca o Dia da Consciência Negra em Criciúma

O 3º Aquilombar, nesta quarta-feira (20) traz atividades que resgatam e valorizam as raízes afro-brasileiras

Por Redação Criciúma, 19/11/2024 - 17:36 Atualizado há 16 segundos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (COPIRC), em parceria com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial, promove o 3º Aquilombar. Este evento, que celebra a resistência e a memória das tradições afro-brasileiras, contará com programação diversificada, repleta de atividades culturais, artísticas e educativas. A iniciativa ocorrerá nesta quarta-feira (20), na Sociedade Recreativa União Operária, das 15h às 19h.

De acordo com a coordenadora da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial de Criciúma, Munique do Nascimento, o primeiro ano do Dia Nacional da Consciência Negra como feriado oficial torna ainda mais relevante a realização de eventos como o Aquilombar, que reforçam a importância de refletir sobre a luta e a resistência do povo negro no Brasil. "Será um encontro lindo e organizado para que a nossa população curta e possa se identificar positivamente", destacou.

Os interessados em participar da iniciativa serão convidados a emergir em uma programação voltada para fortalecer a identidade, promover a valorização da história e criar um ambiente de reflexão e união em torno da diversidade e da igualdade racial. "O evento será organizado pela COPIRC em parceria com movimentos sociais que discutem a pauta da diversidade racial. Entre as estratégias, a coordenadoria se propõe a promover congressos, simpósios, conferências, seminários, cursos a fim de qualificar a população no que diz respeito a inclusão e defesa de direitos, especialmente quanto a dignidade e o respeito a diversidade cultural", explicou Munique.

Ritmos, Arte e Saberes: Atividades que Celebram a Cultura Negra

Dentre as atividades disponíveis estarão na programação: Marcha da Periferia, apresentação do Boi de Mamão do Clube de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Criciúma, composições musicais da Casa do Hip Hop Flor e Ser, verídicos rap, oficial CDK, Trio Damaz, Rafael Casagrande Samba, Grupo Musical "Samba entre Amigos", além de alguns estandes como a Feira de Afroempreendedorismo, Espaço intelectual: exposição de obras literárias e tarde de autógrafos com escritores criciumenses, entre outros.

Conforme Munique, essas atividades as atividades foram escolhidas por sua conexão direta com a cultura negra. "Aquilo que de mais bonito e significativo temos para apresentar, como por exemplo o Hip Hop, estandes com livros de escritores e escritoras negras, com roupas e acessórios étnicos", ressaltou.

--

Colaboração: Letícia Cardoso

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito