Entre os dias 12 e 15 de março, os olhos do mercado nacional e internacional se voltaram à principal vitrine de Arquitetura, Design e Construção da América Latina, consolidada por reunir o que há de mais inovador neste mercado. A 17ª edição da Expo Revestir foi um verdadeiro sucesso em 2019, recebeu o maior público da história – mais de 62 mil visitantes passaram pelo Transamérica Expo Center, em São Paulo. Além disso, o volume de negócios fechados durante a feira foi de aproximadamente R$ 1 bilhão. A Fashion Week da Arquitetura e Decoração representa o ponto de partida do ano para os negócios e impulsiona o mercado com lançamentos, tendências, tecnologias e inspirações.
Foi realizado um acompanhamento diário sobre o público e somente nos dois primeiros dias houve um aumento de 20% em relação ao ano passado. Já no terceiro dia, que foi o de maior movimento ao longo da semana, o número de visitantes se manteve semelhante à edição anterior e na sexta-feira o número de participantes foi maior. Todos esses números consolidam a expectativa que os empresários tinham de retomada na economia, ou seja, voltou a se falar de negócios.
“O balanço foi extremamente positivo, no ano passado se tinha uma perspectiva de melhoria e hoje você já encontra, de fato, as pessoas voltando a falar de negócios. Eu creio que passada a Revestir, teremos uma retomada efetiva dos negócios”, destaca o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), Manfredo Gouveia Júnior.
Este ano, assim como na edição anterior, a Expo Revestir foi focada em diferentes interesses e, por isso, dividiu-se em dois momentos – nos dois primeiros dias o foco foi direcionado aos negócios, no Business Days. A ideia foi estreitar relações comerciais e ampliar networking diretamente com fabricantes, negociar e fechar contratos. Já no terceiro e quarto dia, a feira foi recomendada para os arquitetos, designers e estudantes, que buscam conteúdos qualificados e inspiração com o que há de mais atual e relevante no mercado.
Casa Brasil Eliane é inaugurada
Com sentimento de missão cumprida. É assim que a Eliane Revestimentos encerra mais uma edição da Expo Revestir. Conforme o diretor comercial da Eliane, Rogério Longoni, a feira é uma excelente oportunidade de estreitar relações comerciais e ampliar o networking da empresa com o mercado. “Nosso portfólio está em constante renovação, alinhado às tendências e mudanças de comportamento do consumidor, somado a ousadia da Decortiles, nossa segunda marca, exclusiva para boutiques. A Eliane Revestimentos se tornou uma empresa com produtos bem posicionados e altamente competitivos”, ressalta.
No último ano, o grupo optou por não participar do evento para poder focar exclusivamente na inauguração da Casa Brasil Eliane, que aconteceu este ano. O espaço, que foi inaugurado em paralelo à feira, na quinta-feira, segue o conceito de refúgio, local ideal para receber culturas e interesses diversos, proporcionando o relacionamento e a conexão para aflorar novos pensamentos e ideias.
Localizado na Avenida Brasil e distribuído em três andares, o local se divide no primeiro ambiente com as coleções da Eliane, no segundo é onde estão expostas as coleções da marca Decortiles e o terceiro e último andar traz um lúdico e incrível rooftop, que ganha ares de liberdade e criatividade ao incluir no projeto a figueira de 120 anos que abraça toda a Casa e se debruça elegantemente sobre o espaço. “Você vai rodar o mundo e dificilmente vai encontrar estrutura igual a essa”, comenta Longoni. Ele acrescenta que no local serão realizados diversos eventos a nível nacional, mas ressalta que a Eliane continuará participando das próximas edições da Expo Revestir.
HD Polido Mate, o queridinho do público em 2019
O maior destaque ao longo dos quatro dias de Expo Revestir e que fez os olhos dos visitantes brilhar foi, sem dúvida, a linha HD Polido Mate, que teve ótima aceitação por parte dos arquitetos e designers, visto que é uma técnica diferenciada e tem aspecto superficial elegante. Uma das estampas que faz parte dessa linha é a Venezziano, a qual foi inspirada em Veneza, disponível nas cores azul petróleo e branco, ideal para ambientes internos, podendo ser utilizado no piso e na parede. “Este ano todos os lançamentos no formato 84x84 cm como esse vêm com dois acabamentos: o HD polido, que tem um brilho bem excessivo e luxuoso, e também HD polido mate, com acabamento fosco”, explica a designer de produtos da Cerâmica Elizabeth, Priscila Braga.
Consolidada no mercado interno, a Cerâmica Elizabeth agora se direciona a investir no mercado externo, com foco em uma filial nos Estados Unidos. A empresa já está funcionando normalmente e é resultado da concretização de um projeto que iniciou no ano passado. “O escritório já está montado, já temos pessoas contratadas, já estamos mandando materiais para lá. Nós precisamos fomentar mais isso, dando mais condições e aumentar nossa presença no mercado americano”, salienta Manfredo Gouveia Júnior, diretor da Cerâmica Elizabeth.
Ele acredita que é fundamental continuar apostando no novo para se reinventar a cada ano. A empresa tem apostado nos grandes formatos e se preocupa em trazer as tendências que estão em evidência na Europa, principalmente Espanha e Itália, que são referências em excelência e design. Com 35 anos de formação e dez de atuação em Criciúma, a Cerâmica Elizabeth já teve a sua quarta ampliação fabril e deverá fazer novas modificações e irá incrementar a produção.
Cor, emoção e personalidade entrelaçados
Color Connection foi o conceito escolhido pela Portinari para este ano, que traz uma delicada conexão de cores entre si, uma escala tonal que facilita a harmonização de produtos. Ao todo, são cinco grupos de tons essenciais: Bone White, Warm Gray, Natural Honey, Urban Brown e Essential Black. Dentro de cada grupo é explorada a suave harmonia tom sobre tom e cada coleção se conecta por meio das cores. Dessa forma, é possível sugerir aos profissionais mais ideias quanto à utilização dos produtos.
“Estamos apostando muito nas cores, 2019 e 2020 são anos que a autoexpressão está muito em alta, as pessoas querem se autoexpressar, e as cores são um forte elemento para isso. A cor representa muito quem nós somos”, explica a designer da Portinari, Patricia Loch Zanivan.
A Portinari inseriu novas cores para agradar o maior número de pessoas e fazer com que elas consigam se expressar. A empresa se reinventou e trouxe para este ano a cor rosa, algo inédito, além da cor do ano – living coral e os tons de verde. “Em 2020 estará muito em alta o tom fresco, também conhecido como tom sem gênero, e o verde menta é esse tom”, revela Patricia. Para a empresa, 2019 superou todas as expectativas e agradou os visitantes, tanto pela exposição no estande, em formato de galeria de arte, como também pelos produtos em si.
De olho em mais negócios futuros
Para a Itagres, os resultados após mais uma edição da Expo Revestir são muito satisfatórios, principalmente devido à quantidade de profissionais ligados à área de arquitetura e decoração que passaram pelo estande ao longo dos quatro dias. Em se tratando do volume de negócios e contratos, os números ultrapassaram em 30% a meta que havia sido estabelecida, e a expectativa em relação às parcerias e networking também foi suprida.
“Como é uma feira de âmbito internacional, mas muito forte também no mercado interno, clientes da região Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sudeste também com muita força e até mesmo do Sul, fizeram com que a feira se transformasse em uma excelente rede de relacionamentos e a positivação da marca, que para nós, nesse momento de retomada do mercado, é o principal ponto de busca”, salienta o diretor comercial da Itagres, Rafael Rübensam.
Segundo ele, atualmente o Brasil está entre os maiores fabricantes de cerâmica do mundo e a Itagres participa fortemente. O principal mercado ainda é o Sul e Sudeste, mas é importante ressaltar que há uma grande atuação no mercado externo. A expectativa para a empresa é que a Itagres esteja entre as dez maiores fabricantes de cerâmica da América do Sul.
Ceusa, 30% em cima da meta
Com movimento muito intenso em todos os quatro dias de feira, onde muitas vezes era difícil de caminhar dentro do estande, a Ceusa avalia a feira com grande êxito e sinônimo de sucesso. Além de visitantes de todo o país, passaram também pelo estande da empresa pessoas do mercado externo, como Líbano, Estados Unidos, Canadá, América Central e do Sul.
“A feira tem sido uma evolução ano após ano, a nível de design, produto, moda, e de maneira geral, houve grande evolução também do próprio consumidor, dos profissionais cada vez mais presentes e isso qualifica a venda”, avalia o diretor da Ceusa, Gilmar Menegon. Ele acrescenta que a entrada da Ceusa no Grupo Duratex em 2017 alavancou ainda mais a visibilidade da empresa no mercado.
Um dos fatores que contribuiu para o satisfatório resultado das vendas foi o preview realizado pela Ceusa antes da Expo Revestir, permitindo que o público conhecesse os lançamentos que estavam sendo preparados para 2019. Além disso, a empresa surpreendeu e agradou de maneira significativa os visitantes, que ficaram encantados com a diversidade de produtos diferenciados, com destaque para os lançamentos em alto relevo. “Conseguimos trazer este ano produtos com relevo estruturado, design exclusivo, sempre buscando um diferencial no mercado e fugir do convencional”, ressalta o gestor de vendas da Ceusa do Paraná, Filipe De Lorenzi Dagostin.
As tendências no olhar de Lorena Lima
No último dia da Expo Revestir, a digital influencer Lorena Lima, de Brasília, formada em Design de Interiores, marcou presença na feira e conferiu os lançamentos da Itagres. Ela é criadora dos maiores blogs de arquitetura e decoração no Instagram, com milhões de seguidores. Ela participou da feira sob diferentes perspectivas – tanto como profissional da área como também geradora de conteúdo.
“Juntando esses dois lados, eu consigo passar um conteúdo melhor para quem me acompanha, tanto profissionais quanto possíveis clientes. Eu acho muito legal vir na feira para a gente conhecer tudo antes e poder passar para as pessoas, já que não são todos que têm oportunidade de vir”, declara.
Antes mesmo de os produtos chegarem às lojas, Lorena já conferiu as principais tendências e dessa forma pode informar ao público que a segue nas redes sociais. As coleções que trazem o relevo e a suavidade do toque, com diversas texturas, foram as que mais chamaram a atenção da designer de interiores. Ela acredita que a estampa em cimento queimado deve continuar como uma forte tendência entre os porcelanatos. “Acredi-to que este ano as pessoas estão mais abertas às cores, estão saindo dessa mesmice do preto e branco, e cinza, e estão buscando mais cores para suas casas, como os tons pastéis”, finaliza.