Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Falsários aplicam golpe do Código de Defesa do Consumidor em Criciúma

Se passando por fiscais do Procon, eles citam obrigatoriedade para tentar vender exemplares para comerciantes

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 28/08/2019 - 15:21 Atualizado em 28/08/2019 - 15:33
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

"Gustavo, vocês não vão me multar né". A pergunta de um proprietário de um consultório odontológico em Criciúma, direcionada ao coordenador do Procon Criciúma, Gustavo Colle, acendeu um alerta. "Desde segunda-feira estamos recebendo ligações denunciando que há pessoas se passando por fiscais do Procon para fiscalizar estabelecimentos quanto à obrigatoriedade do Código de Defesa do Consumidor", revela Colle.

Trata-se de um golpe. "Essas pessoas se apresentam como fiscais, explicam que é obrigatório ter o código à disposição dos clientes e oferecem para venda quando os comerciantes abordados não tem", detalha. "O erro começa aí, a gente não vende códigos. Isso é um estelionatário", adverte o coordenador. "Esse golpista promete voltar no outro dia, mas nunca volta. Estamos reforçando o alerta, se houver uma visita de um fiscal do Procon, solicitem as credenciais. Se tiverem dúvidas, liguem para o Procon", informa.

Até o momento, nas denúncias recebidas, não houve qualquer caso de venda consumada de exemplares do código pelos supostos fiscais. "A obrigatoriedade de ter o código está em lei federal desde 2010. "Fizemos uma fiscalização na Operação Preço Legal em novembro do ano passado, fomos nos shoppings, percorremos o comércio, fizemos a constatação de alguns estabelecimentos sem o código, mas percebemos que a maioria se adequou. Nunca aplicamos multa até hoje sobre isso", conclui Colle.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito