A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) esteve na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) nesta segunda-feira (29) para uma capacitação do projeto Aromas na Escola. A iniciativa tem o intuito de ensinar os alunos sobre a importância da reciclagem e alimentação saudável.
De acordo com o coordenador de Educação Ambiental, Unidades de Conservação e Arborização da Famcri, Eduardo Luzzi Damassini, o trabalho com hortas escolares ultrapassa o aprendizado sobre as técnicas de plantio e manejo do solo. "Trabalhamos com uma horta voltada para a alfabetização ecológica. Nossa proposta neste projeto passa a ser não só um local para produção de alimentos sem agrotóxicos, mas também para observar os ciclos e fluxos dos ecossistemas", explica.
"Esse ano foram abertas novas oficinas de horta e culinária, e então sentimos a necessidade dessa capacitação para que possamos desenvolver esses projetos com os alunos. Acreditamos que colocar a mão na terra ajuda os alunos a melhorar a qualidade de vida", conta a diretora da Apae, Aline Citadin Peruchi.
A Apae foi a 10ª instituição a receber a capacitação do projeto que estará em andamento durante o ano. Após as capacitações os professores poderão trabalhar com os alunos, com o auxílio da Famcri, o cheiro de terra, chá, comida e flor. As escolas interessadas em participar devem entrar em contato com a fundação pelo telefone 3445-8811 para fazer o agendamento para o próximo semestre.