Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Fecam ouvirá bancada catarinense sobre eleições em 2020

Reunião virtual entre prefeitos e parlamentares ocorre nesta sexta-feira

Por Marciano Bortolin Brasília, DF, 27/05/2020 - 17:39 Atualizado em 27/05/2020 - 17:42
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma webconferência entre prefeitos e o Fórum Parlamentar Catarinense debaterá sobre as eleições municipais deste ano. A reunião virtual, solicitada pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), ocorre a partir das 18h da próxima, sexta-feira, 29. O objetivo é ouvir dos deputados federais e dos senadores quais são as posições sobre o tema e os encaminhamentos da bancada catarinense em Brasília. 

A proposta defendida pela federação é pela unificação dos mandatos políticos, com a realização de eleição geral em 2022. Nesta semana, a Fecam junto com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou uma carta apontando os motivos que justificam a não realização das eleições municipais neste ano e a defesa pela unificação dos mandatos.

Para o presidente da Fecam, o prefeito de Caçador, Saulo Sperotto (PSDB), não há ambiente para a realização do pleito neste ano em função, especialmente, da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Para ele, uma série de orientações técnicas em saúde precisam ser mantidas para não colocar em risco à saúde das pessoas, considerando também a preservação da democracia, segundo os municipalistas que assegura a todos os cidadãos o direito de votar e de ser votado. “Estamos preocupados com relação ao momento, aos prazos eleitorais e em especial com a pandemia. É muito difícil ter uma situação democrática. Não temos uma situação clara, onde podemos fazer uma eleição adequada. Onde possa se apresentar as propostas”, fala.

Sperotto comenta ainda que Santa Catarina possui mais de 100 municípios com menos de cinco mil habitantes. “Nestes locais, a eleição é cara a cara, corpo a corpo e tudo isso vai dificultar devido à questão sanitária. São diversos fatores que nos preocupam para que se tenha legitimidade e transparência nas eleições”, completa.

Além disso, a Fecam destaca que alinhar as eleições junto com demais pleitos - presidente, governadores, deputados estaduais, federais e senadores -, o que traria economia e eficiência na gestão pública uma vez que a cada dois anos o país vive período de eleições. Essa posição é defendida pelo Conselho Político da Federação desde 2019.

A Bancada Federal Catarinense é formada por 16 deputados federais e três senadores.  De acordo com o coordenador do Fórum, o deputado federal criciumense Daniel Freitas (PSL), o encontro solicitado pelos prefeitos será fundamental para debater junto com a bancada catarinense as demandas dos prefeitos em relação às eleições. “A Fecam provocou o fórum solicitando uma reunião com a Bancada Federal Catarinense. Portanto, vamos debater com os prefeitos o calendário eleitoral e as eleições de 2020”, fala.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito