As primeiras horas da eleição da Cooperativa Fumacense de Eletricidade (Cermoful) estão sendo marcadas por filas enormes de carros e denúncias de aglomerações. A disputa iniciou às 8h deste domingo, 13, seguindo até às 18h, no Parque Empresarial Estação Sul, em área pertencente à Cocal do Sul.
De acordo com a secretária de Saúde de Morro da Fumaça, Marijane Felippe, diversas denúncias já chegaram até o município, referente a grande quantidade de pessoas no local. A fiscalização, no entanto, cabe a Cocal.
“O meu telefone não para de tocar, está bem complicado. Estão fazendo [a eleição] na divisa do município, onde pertence a Cocal do Sul. Todas autorizações sanitárias foram feitas por Cocal, não passou nada por Morro da Fumaça”, declarou a secretária.
Votantes que passaram pelo local apontam para falta de organização. De acordo com um morador de Estação Cocal, a situação está “uma vergonha”, com “aglomeração e trânsito”.
A secretária de Saúde de Morro da Fumaça destaca ainda preocupação em relação aos efeitos da eleição em plena pandemia da Covid-19, visto que a grande maioria dos votantes residem no município.
“100% das casas de Morro da Fumaça são abastecidas pela Cermoful. Fizemos reuniões com colegiados e secretariados da Amrec e relatei para a secretaria de Cocal do Sul que Cocal do Sul não vai sentir o impacto dessa aglomeração, porque nem 2% das casas de lá são abastecidas pela Cooperativa [votantes]. Morro da Fumaça é quem vai sentir o impacto da aglomeração”, pontuou.
Adiamentos e suspensões
A eleição da Cermoful foi adiada e suspensa diversas vezes, justamente por imbróglios envolvendo a realização do evento durante a pandemia da Covid-19. O último entendimento legal, dado pelo desembargador Artur Jenichen Filho, foi de que a votação poderia acontecer, mediante regramentos sanitários que já pautaram outras eleições no estado.