Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
Eleições 2022

Filas e atraso devem reduzir no segundo turno das eleições

Apesar da demora, Santa Catarina avalia uma votação tranquila no estado

Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 04/10/2022 - 19:33
Foto: Vários municípios registraram fila nas seções de votação / Matheus Reis / 4oito / EcoCria
Foto: Vários municípios registraram fila nas seções de votação / Matheus Reis / 4oito / EcoCria

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No último domingo (2) aconteceram as Eleições 2022 no Brasil. Em Santa Catarina, assim como em muitas outras regiões do país, as urnas registraram longas filas de espera. Apesar disso, o dia foi tranquilo na maior parte dos municípios, segundo o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Gonçalo Ribeiro.

“O nosso balanço é bem positivo, nós tivemos uma eleição que transcorreu com tranquilidade. Casos isolados bem pontuais sobre incidentes que foram resolvidos de imediato, seja pela atuação dos nossos técnicos, seja pela atuação dos nossos juízes promotores eleitorais ou pelo gabinete de pronta resposta”, avaliou Gonçalo.

Sobre as filas, ele explicou que estava dentro da expectativa, inclusive em relação ao próprio horário de encerramento. Segundo ele, muitos eleitores vieram a Santa Catarina e fizeram a transferência temporária de título, o que acarretou um aumento no número de eleitores.

“Fomos surpreendidos por longas filas que ocorreram a partir das 16h, 17h, mas que é característico de Santa Catarina por ser um estado com esta vocação turística”, salientou. Além disso, a demora na checagem de eleitores com biometria ou não, também afetou na demora.

“Em razão da nossa memória eleitoral, nós tivemos que retroagir a 2018. Porque, em 2020, em razão das restrições sanitárias, não houve a biometria. Agora, com a retomada, até a forma como as pessoas entendiam o processo, remontava essa eleição de 2020, que não teve a biometria. Mas em 2018 houve e aquela eleição foi tão grande quanto essa, inclusive um pouco maior”, explicou.

Hoje, o estado conta com 16.242 sessões eleitorais, número maior que em 2018. Mas, em contra partida, o número de locais de votação reduziu de 4 mil para 3.488. Apesar do atraso no primeiro turno, Gonçalo frisou que, no segundo turno, esse impacto vai ser minimizado por conta da redução de cargos, de cinco para dois, e número de dígitos, dois para governador e presidente.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito