O feriadão do Dia de Finados promete contar com fiscalização redobrada em Santa Catarina. A Vigilância Sanitária do Estado esteve reunida nesta quinta-feira, 29, com a região da grande Florianópolis para determinar as medidas restritivas locais, pensando justamente no impacto visto no estado no último feriado - quando as praias do litoral catarinense estiveram lotadas.
Confira também - Desrespeito ao uso de máscara e aglomeração na Praia do Rosa
“O feriado anterior nos causou muita preocupação, e agora estamos tendo consequências de casos a mais do que tínhamos até então. Essa é uma organização da vigilância municipal e estadual, das regionais de saúde, da Polícia Militar e Civil e da própria Defesa Civil para fiscalizar, principalmente nas áreas onde a tendência é ter a aglomeração de pessoas”, ressaltou a superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Raquel Bittencourt.
Além das praias, a superintendente demonstra preocupação também com as chamadas rotas gastronômicas do estado, onde se encontram uma maior concentração de bares e restaurantes. “Será um trabalho bastante intenso nas praias para que não se repitam as cenas do feriado anterior”, reforçou.
A decisão na região da grande Florianópolis é de não fechar as praias para o público no feriadão, apenas manter as devidas restrições. O mesmo acontecerá em Imbituba, onde as praias estarão abertas mas a fiscalização promete ser intensificada - já que para regiões de risco potencial grave, os locais estão disponíveis apenas para a prática de exercícios.
“Reforçamos as restrições principalmente com relação a permanência e circulação nas praias, em relação às pessoas com coolers, bebidas, cadeiras de praia e sombreiros, tendo em vista que hoje, pela portaria estadual, só se pode realizar esportes individuais”, declarou o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior.
Raquel reforça a necessidade dos cuidados básicos em restaurantes, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, higienização frequente das mãos e distanciamento mínimo de 1,5 metro.