A secretaria estadual da Saúde emitiu uma nota com orientações para prevenção do contágio por Covid 19, principalmente no acesso aos cemitérios e seus entornos e pontua também cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Dentre as medidas gerais propostas está a recomendação de que as visitas aos cemitérios sejam antecipadas, reforçando que o uso de máscara é obrigatório tanto para os visitantes quanto para os trabalhadores.
A nota traz também informações sobre o funcionamento das barracas/tendas de venda de flores e alimentos. Estas deverão estar dispostas com distância 2 metros uma da outra e disponibilizar álcool em gel 70% ou preparações antissépticas de efeito similar.
Os cuidados se aplicam também com relação a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti. Dentre as orientações estão a busca pela utilização de flores artificiais, a retirada de invólucros, pratos, e quais objetos que possam acumular água.
A diretoria de Vigilância Sanitária reforça que os órgãos de fiscalização estarão atentos ao não cumprimento das medidas e adotarão penalidades cabíveis caso sejam verificadas aglomerações e descumprimento das normas de higiene.
Cemitérios Criciúma
Os cemitérios de Criciúma estarão de “portas” abertas na próxima segunda-feira, 2, Dia de Finados, mas com restrições, por conta da pandemia de Covid-19. Em relação aos quatro cemitérios do município, a abertura se dará das 7h às 19h, com medidas já comuns durante a pandemia.
Uma das principais mudanças neste ano é o tempo de permanência permitido para cada visitante. Uma norma técnica determinou que o tempo de permanência nos cemitérios será de no máximo 45 minutos por visitante.
Além disso, a Vigilância Sanitária também está com orientações para que seja cumprido o distanciamento social e a aferição de temperaturas nas entradas dos locais, assim como a proibição de aglomeração.