O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, adiantou em entrevista à Rádio Som Maior há cerca de um mês sobre a liberação de mais de R$ 100 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para investimentos em municípios de Santa Catarina. "Essa é uma ação do FNDE. São recursos significativos, tem municípios do sul incluídos", informou Uggioni no dia 8 de maio. "São recursos a serem investidos na educação e queremos dar celeridade. O governador entregará como um presente, são recursos disponíveis que devem ser usados para a educação", detalhou.
A lista das verbas por municípios ainda não foi adiantada, mas praticamente todas as cidades catarinenses estão contempladas. Para orientar os gestores sobre a forma de captar os recursos, o FNDE promove nesta terça e quarta-feira, em Florianópolis, um evento, como parte do Encontro Mais Brasil: FNDE em Ação pela Educação. Será no Hotel Cambirela, alinhado com a Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), Secretaria de Estado da Educação (SED) e União de Dirigentes Municipais de Educação em Santa Catarina (UNDIME/SC).
“A FECAM compreende como fundamental o repasse de informações do Governo Federal sobre critérios e formas de gestão dos recursos do FNDE para os servidores da área de educação dos municípios. Por esse motivo mobilizará as prefeituras para que participem e recebam as informações”, destacou o presidente da FECAM, Joares Ponticelli. "Esses recursos já estão em conta, e com os projetos as cidades podem ter acesso", completou Uggioni.
Confira também: