Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Forquilhinha confirma que governador entregará ordem para sede do Saer Sul

Jorginho Mello irá visitar o município na próxima semana

Por Redação Forquilhinha, 21/02/2025 - 17:15 Atualizado em 21/02/2025 - 17:22
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A sede do Saer Sul em Forquilhinha está muito próxima de sair do papel. Na próxima quinta-feira (27), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, irá passar um dia de sua agenda visitando os municípios da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), quando irá entregar a ordem de serviço para a construção da sede, localizada no Aeroporto Diomício Freitas. Após o início dos serviços, o prazo para a conclusão é de 18 meses.

A obra tem como base o projeto da sede de Criciúma, com adequações feitas pelos engenheiros da prefeitura municipal de Forquilhinha, enquadrando a construção dentro do espaço disponibilizado. Serão 1.146,23 m² de área construída, em dois pavimentos, contendo: heliponto, hangar, estacionamento, dormitórios, área social, administração, almoxarifado, mecânica, farmácia, academia, cozinha e outros setores. A empresa vencedora da licitação foi a Fabris Prestadora de Serviços LTDA.

Participaram de todo o processo o governo do estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, a Polícia Civil e o município de Forquilhinha. O valor do investimento será de R$ 2.140.196,13 (dois milhões, cento e quarenta mil, cento e noventa e seis reais e treze centavos).

As operações ficarão por conta da Polícia Civil, que disponibilizará 18 policiais, entre pilotos, copilotos e tripulantes, além de dois enfermeiros e cinco médicos, por meio de um convênio com a Secretaria Estadual de Saúde. O delegado e coordenador do SAER SUL, Gilberto Crepaldi Mondini, cita alguns dos serviços que serão desempenhados: “Operamos com atendimentos primários, como acidentes de trânsito, afogamentos e acidentes de trabalho, e também com atendimentos secundários, como transferências intra-hospitalares e casos de AVC e infarto, onde o tempo de resposta para intervenção médica é curto e necessita de urgência para salvar a vida do cidadão”. Ele completou: “Além de toda a sedimentação do serviço policial e aeromédico em toda a região sul, prestamos apoio às defesas civis do estado e dos municípios, além da SC Transplantes, no transporte de órgãos e pacientes transplantados”.

Essa será a primeira e única base própria do SAER na região sul do estado. Até então, apenas Criciúma possuía uma unidade, porém o local é alugado, tem um custo de R$ 18.000,00 (dezoito mil reais) mensais e será desocupado assim que o novo local estiver pronto. 

O prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, destaca a importância para a cidade e o para o desenvolvimento e crescimento do aeroporto: “A sede de Forquilhinha é mais uma importante obra no município, que beneficiará não só a cidade, mas toda a região sul catarinense. Estamos felizes por termos em nosso território a primeira base própria do SAER, que vai ajudar muito toda a força policial nacional, a área médica e, diretamente, toda a população da região sul, que abrange desde Passo de Torres até Paulo Lopes”.

“Com o novo prédio do SAER SUL, segurança 24h, serviços policias e médicos, o nosso Aeroporto irá valorizar ainda mais, atraindo possíveis investidores e companhias aéreas interessadas em retomar operações e vôos comerciais”, frisou o prefeito.

Além desse tema, o governador analisará e avaliará projetos de todos os municípios a fim de liberar verbas para a realização daqueles que forem considerados viáveis e necessários para o desenvolvimento dos municípios da AMREC. O encontro será realizado na sede da associação, em Criciúma.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito