No início da tarde dessa terça-feira, 03, vários municípios catarinenses foram pegos de supresa com um forte chuva de granizo.
A região mais afetada foi a Serra Catarinense, principalmente São Joaquim e Urubici. Em Urubici a granizo ocorreu no Morro da Igreja.
O fenômeno climático também foi observado no norte do estado.
"Foram vários locais com granizo. Chegou a chover na capital do estado. Aqui na Região da Serra Catarinense foi bastante granizo. Agora em Criciúma chove um pouco, mas sem prvisão de granizo", afirma o climatologista Márcio Sônego .
Fenômeno climático
As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.
A chuva de granizo, no entanto, não acontece nas regiões polares. O motivo? É que o granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, também responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador.