Criciúma recebeu, na noite dessa terça-feira (25), a abertura do IV Fórum Internacional de Inovação Social, o maior evento do ecossistema de impacto social do Sul de Santa Catarina. Promovido pela Abadeus, o encontro reúne líderes, empresas e especialistas para discutir soluções inovadoras em investimentos sociais e sustentabilidade. O evento acontece na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e continua nesta quarta-feira (26).
A diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, celebrou o início do evento e destacou a importância das discussões promovidas. Segundo ela, o fórum cumpre seu papel ao conectar pessoas, ideias e iniciativas que transformam realidades. "É uma oportunidade única para debater soluções que constroem um futuro mais justo e sustentável", afirmou.
A primeira noite do evento teve como destaque a palestra do Dr. Benedito Rodrigues, especialista em proteção infantil e consultor internacional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Ele abordou os desafios e avanços na defesa dos direitos da criança e do adolescente e elogiou o trabalho da Abadeus. "Feliz do município que tem uma organização como essa. Pessoas comprometidas, sérias e que promovem uma transformação real na comunidade e em toda a região."
O prefeito Vagner Espíndola reforçou a importância da parceria entre o poder público e o terceiro setor. Segundo ele, a Abadeus tem um papel fundamental na transformação social e contribui com iniciativas como aulas de robótica, formação de costureiras e empreendedorismo. "O IV Fórum Internacional reforça o impacto positivo dessa atuação conjunta, e seguimos comprometidos em ampliar essa colaboração."
A parceria entre a Unesc e a Abadeus também foi destacada no evento. Representando a reitora Luciane Ceretta, a gerente de inovação e empreendedorismo da universidade, Elenice Padoin Juliani Engel, ressaltou que as duas instituições compartilham o compromisso com o ensino, o conhecimento e a transformação social. "Unidas, potencializam ações, promovem capacitação e criam oportunidades para mudar vidas."
Abadeus como referência no fortalecimento social
A juíza Janice Bastos, gestora auxiliar do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-SC, enfatizou o papel da Abadeus como parceira essencial do Judiciário. Para ela, a entidade desempenha um trabalho fundamental ao alcançar pessoas em vulnerabilidade que muitas vezes não chegam até o sistema de justiça. "Ela tem os olhos onde nós não temos e dá voz às nossas iniciativas."
O procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Bruno Mano Teixeira, também ressaltou a relevância da instituição. Segundo ele, a Abadeus se destaca pela excelência na identificação e resolução de problemas sociais. "É uma das instituições mais parceiras que temos, e sua atuação supera a de muitas organizações em nível nacional."
No meio empresarial, a diretora-executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes, abordou a importância do engajamento das empresas na inovação social. "Participar de um movimento como esse não é apenas uma escolha, mas um compromisso. Quem compreende o impacto transformador da Abadeus se compromete com seus projetos." Na ocasião, ela representou o presidente da Acic, Franke Hobold.
O presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup, reforçou a necessidade de aliar crescimento econômico e desenvolvimento social. "Nossa parceria com a Abadeus se manifesta no apoio a projetos de capacitação e treinamento, que promovem inclusão e criam oportunidades."
A abertura do evento contou ainda com a presença de diversas lideranças institucionais, que reforçaram a relevância do fórum para o fortalecimento do ecossistema de inovação social na região.
O IV Fórum Internacional de Inovação Social da Abadeus tem o apoio da Alesc, Prefeitura de Criciúma, BRDE, Plano Saúde São José, Satc, Unesc, Sicredi, Rio Deserto, Instituto Sabin, Vanelise e Contato Internet. O apoio institucional é garantido pelo Sebrae/SC e Acic.
Com debates de alto nível e networking qualificado, o fórum segue durante esta quarta-feira promovendo o fortalecimento do ecossistema de inovação social, impactando positivamente empresas, organizações e comunidades.
PROGRAMAÇÃO - QUARTA-FEIRA (26/06)
08H45 – CASE NACIONAL
Rodrigo Gaspar | Sistema B Brasil
Tema: O futuro exige mudanças
09H30 – CASE INTERNACIONAL
Carlos Azevedo | Católica Lisbon School of Business and Economics
Tema: Regresso ao futuro: o papel e os desafios das organizações híbridas na transformação da sociedade
10H15 – COFFEE BREAK
10H35 – CASE NACIONAL
Karol Muniz | Social Good Brasil
Tema: Como dados podem nos ajudar a tomar melhores decisões – para nós e para o mundo!
11H20 – KEYNOTE SPEAKER
Allan Mendes | Natura &Co
Tema: Liderança e crescimento em tempos de mudança