Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Fórum Parlamentar busca contribuir no combate à Covid-19

Deputados e senadores catarinenses participaram de videoconferência nesta quinta-feira para debater a situação atual

Por Marciano Bortolin Brasília, DF, 02/04/2020 - 14:07 Atualizado em 02/04/2020 - 14:10

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Durante duas horas e meia, deputados federais e senadores catarinenses debateram a situação do coronavírus no estado e as formas que podem contribuir com a saúde e com a retomada das atividades. Esta foi a primeira reunião, realizada por videoconferência, comandada pelo deputado Daniel Freitas (PSL), que se recupera da Covid-19, que assumiu a coordenação recentemente.

Além dos parlamentares, também participaram do debate, o Chefe de Gabinete do Ministro da Saúde, Alex Campos, assessor especial do ministro, Luiz Henrique Mandetta, José Carlos Aleluia, do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mário Cesar Aguiar e do presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Jr. “A reunião se alongou devido à urgência de debatermos este assunto. Analisamos de que forma a bancada pode contribuir com o estado e com o Brasil, além de buscarmos agilizar a liberação de emendas”, destaca Freitas.

O deputado lembrou também que apenas o deputado Pedro Uczai (PT), é contra a flexibilização do isolamento. “Os outros todos são a favor dessa flexibilização, mas sempre com a vida e a saúde dos catarinenses em primeiro lugar. Tomando todos os devidos cuidados. Mas precisamos ver a saúde da economia também. Em meio a crise, Santa Catarina aponta potencialidades de vários setores”, diz o parlamentar, citando o exemplo da empresa WEG que contribuirá na fabricação de respiradores artificiais. “A bancada catarinense está buscando junto à Anvisa, a homologação para a fabricação destes respiradores. Também possuímos empresas preparadas para a fabricação de testes rápidos e máscaras”, enfatiza.

Retorno das atividades com segurança

Os parlamentares que compõem o fórum defendem o retorno das atividades de forma responsável e segura, seguindo todos os protocolos necessários. “O transporte público, por exemplo, tem que ter protocolos como disponibilizar álcool gel, circular com as janelas abertas, reduzir a quantidade de passageiros para manter a distância segura”, comenta.

O Fórum Parlamentar Catarinense é formado pelos 16 deputados federais e três senadores que representam o estado no Congresso Nacional e tem como objetivo do fortalecer as demandas junto ao Executivo Federal. “Parabenizamos todo o trabalho que a Fiesc e a Associação Catarinense de Medicina vêm realizando. Eu gostaria de assumir em um momento de confraternização, mas é uma hora de desafio. Temos a missão de nos unirmos para tomar decisões que terão reflexos diretos no combate e enfrentamento da doença, desenvolvendo ações que auxiliem na área da saúde e na economia como forma de minimizar os impactos sofridos pelos catarinenses”, finaliza.

Tags: coronavírus

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito