O Governo do Estado liberou o retorno aos treinos dos atletas amadores e profissionais de Santa Catarina nesta segunda-feira, 11. A autorização foi publicada na Portaria nº272/2020, publicada no Diário Oficial do Estado. A volta aos treinos acontece mediante medidas apresentadas pela Secretária de Estado da Saúde para evitar o contágio da Covid-19. A publicação permite, então, a volta aos treinos dos times que disputam o Campeonato Catarinense, interrompido pela pandemia causa pelo coronavírus.
Entre as orientações estão a higienização de todos os equipamentos, participação apenas de pessoas com pelo menos 12 anos de idade, evitar cumprimentos antes e após as atividades, não compartilhar garrafas de água e outros itens pessoais, tomar banho apenas em boxes individuais e evitar aglomeração em áreas comuns como vestiários e refeitórios, entre outras.
No caso de sentir sintomas como tosse, febre, cefaleias, dores no corpo, dispneia, fraqueza generalizada, perda do olfato ou paladar e sintomas gastrointestinais, ou se residir com pessoas com esses sintomas, o atleta deve comunicar imediatamente o responsável médico do clube.
A Portaria também prevê que a fiscalização dos estabelecimentos ficará a cargo das equipes de Vigilância Sanitária e Segurança Pública.
De acordo com o jornalista Rodrigo Faraco, nesta terça-feira, 12, será realizada uma reunião presencial, às 10h, na Casa da Agronômica entre o governador Carlos Moisés, o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti e o presidente da Associação de Clubes SC, Francisco Battistotti. O motivo da reunião seria para alinhar detelhes não específicados na publicação do Governo do Estado.