O município de Criciúma está cada vez mais próximo de receber uma nova ciclovia. A ideia que partiu de um grupo de ciclistas criciumenses que estão reivindicando uma pista exclusiva para quem anda de bicicleta, teve um desenrolar positivo nesta terça-feira, 10, devido a uma reunião com a equipe de arquitetura da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Será realizado, também, uma reunião com o prefeito Clésio Salvaro na manhã da próxima quinta-feira, 12, para discussão do assunto.
Segundo a arquiteta da universidade, Suelen Santos, a Unesc decidiu se envolver na causa e irá elaborar um projeto de ciclovia para a cidade. “A Unesc é de todos, então é nossa missão contribuir para o desenvolvimento regional e para a qualidade de vida das pessoas. A magnífica reitora [Luciane Ceretta] colocará a disposição todo o conhecimento técnico que a universidade possui para encaminhar o que for necessário para que esse projeto seja feito”, comentou a arquiteta, afirmando que
Suelen destaca também que é necessário somar forças e conhecimentos técnicos não só com os membros da universidade, como também com os profissionais disponibilizados pela prefeitura que, segundo ela mesma, possuem muito conhecimento sobre o urbanismo da cidade.
A grande reivindicação dos ciclistas é que haja não somente uma única ciclovia na Avenida Centenário, mas sim várias ramificações que liguem, por exemplo, a Unesc, com a Centenário e o Nações Shopping - algo que demanda muito tempo de planejamento e construção.
“Este é um projeto que precisa ser contínuo. Conversamos apenas sobre um trecho mas, é algo que vai ter continuidade por muitos e muitos anos. Além disso, ele vai se ramificar, obviamente, quando fomos aumentando e vendo como funciona as coisas”, destacou Suelen.
Para João Virtuoso, um dos ciclistas envolvidos na reivindicação, a reunião de amanhã com o prefeito Salvaro será definitiva para definir as características do projeto da ciclovia para a cidade. “Acredito que amanhã seja uma nova etapa, nós como ciclistas e a Unesc, faremos presente na reunião aquilo que estamos pensando para o futuro. Vamos ouvi-lo [o prefeito] porque ele também estará com o seu staff, e é de lá que vamos saber realmente o que vai ser do futuro da ciclovia”, concluiu João.