Aprendizagem e inovação contínua são princípios e valores transportados pela Ouro Negro Transportes. Pensando nisso, foi criado o projeto ‘Leitura itinerante’. A ação consiste em uma série com sete livros pautados na gestão de pessoas, que foram distribuídos entre os gestores de todas as unidades da empresa. O objetivo do projeto é proporcionar crescimento pessoal e profissional, bem como contribuir ainda mais com os trabalhos desenvolvidos pelas lideranças.
O gerente da filial de Curitiba, Cleverton Luís de Camargo, está lendo o livro ‘Gestão por competências’, dos autores Pedro Paulo Carbone, Helena Correa Tonet, Jorge Renato da Silva Bruno e Kleuton Izidio Brandão e Silva. Segundo Cleverton, a parte que está lendo fala um pouco de como a importância do conhecimento foi percebida pelas empresas ao longo da história e começou a ser valorizada, mesmo após a automação dos processos. “Cada colaborador com sua experiência e conhecimento dentro de sua área de atuação agrega de forma diferente para o crescimento da empresa e cada pessoa que passa deixa um pouco do seu conhecimento para o próximo”, afirmou Camargo.
Cada gestor possui o prazo de um mês para realizar a leitura. Depois disso, é feita a devolução para a matriz, localizada em Criciúma-SC, que se encarrega de fazer novamente a distribuição para todas as unidades até que todos os gestores tenham lido todos os livros.
De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da Ouro Negro Transportes, Mirian Gabriella Gomes da Silva, o projeto foi criado visando melhorar a performance das lideranças, refletindo assim, em suas equipes. “É importante que os valores sejam praticados no dia a dia. Este é o modo mais assertivo de propagarmos e fortalecermos os valores da empresa”, disse.