Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Governador autoriza SCPar a liberar recursos

A autarquia é responsável pelo Porto de Imbituba, beneficiado com o crescimento do Sul de Santa Catarina

Por Francieli Oliveira Criciúma, SC, 01/09/2018 - 10:10
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Plano de Desenvolvimento do Sul deverá ser financiado pela SCPar, responsável pela gestão do Porto de Imbituba. A notícia foi repassada pelo governador, Eduardo Moreira (MDB), na sexta-feira, em agenda em Criciúma. “Autorizei, através do Porto de Imbituba, que se beneficia do desenvolvimento da região porque o movimento aumenta, e o porto tem recursos específicos que só podem ser usados para isso. Então, autorizei o diretor da SCPar, Fernando Moretti, e o José Tavares, que é o presidente da SCPar, a investirem R$ 1,8 milhão na contratação destes estudos, que vão mostrar o perfil e qual a área de desenvolvimento do Sul de Santa Catarina”, garantiu Moreira.

O pedido para que o recurso para a elaboração do plano viesse do Porto de Imbituba foi oficializado na semana passada. O documento teve a assinatura de todas as associações empresariais dos municípios entre Garopaba e Passo de Torres e também das associações de municípios das regiões de Tubarão, Criciúma e Araranguá. “Fizemos um oficio a SCPar solicitando que fosse contratado o Plano de Desenvolvimento do Sul de Santa Catarina, agora com o aval do governador, ainda deverá ser aprovado no conselho do porto”, explica o presidente da Associação Empresarial de Criciúma, Moacir Dagostim.

O entendimento apresentado no documento é justamente o colocado pelo governador, de que o Porto de Imbituba, único da região, é diretamente beneficiado com isso. “Há uma regra de que os recursos do porto só podem ser beneficiados em algo diretamente ligado a ele. Isso já está acontecendo em Imbituba com a revitalização da rodovia que recebe os veículos que se dirigem ao porto”, relaciona Dagostim.

Com o Sul perdendo cada vez mais participação no movimento econômico de Santa Catarina e ficando para trás nos índices de desenvolvimento, criou-se um sentimento envolvendo o setor público, privado e entidades representativas como a ACIC e o Fórum Criciúma, para se buscar um caminho, uma linha, para a retomada do crescimento da região. Chegou-se à conclusão que um plano elaborado no sentido prático, mostrando o caminho e também como buscar esses recursos, como aplicar a prática, deveria ser um dos passos. A partir daí se iniciou a busca pelos recursos, agora, confirmados por Moreira.

Centro de Inovação

O governador, Eduardo Moreira, também garantiu que o convênio com a Prefeitura de Criciúma para o início das obras do Centro de Inovação deve ser assinado nos próximos dias. Os recursos já estão garantidos e também já houve a publicação no Diário Oficial antes de 7 de abril, prazo determinado pela legislação eleitoral, já que estamos em ano de eleições.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito