Uma vitória para os hospitais filantrópicos de Santa Catarina. Em reunião nesta tarde, o governador Carlos Moisés anunciou que o Estado cumprirá o que a Assembleia Legislativa (Alesc) aprovou recentemente, o repasse de 10% do Fundo Estadual da Saúde para os hospitais filantrópicos. "Foi uma grande vitória. O governador reconheceu o nosso esforço. Abrimos diálogo com o governo, não queremos nenhum privilégio, queremos os nossos direitos, recebendo a remuneração justa, no que ele concordou", afirmou o presidente da Associação dos Hospitais de Santa Catarina, Altamiro Bitencourt.
O percentual equivale a R$ 180 milhões para o exercício de um ano, mas o repasse deve ser proporcional a seis meses, até o fim de 2019. "O governador ponderou que há hospitais que já recebem incentivos e estão nessa lista. Nós pedimos a lista dos hospitais para então fazer uma avaliação caso a caso", explicou. "Mas acreditamos que os dez hospitais filantrópicos da Amrec, Amesc e Amurel serão contemplados", projetou.
Os hospitais filantrópicos do sul:
Criciúma - Hospital São José
Içara - Fundação Social Hospitalar de Içara (Hospital São Donato)
Jacinto Machado - Hospital São Roque
Meleiro - Associação Comunitária São Judas Tadeu
Morro da Fumaça - Hospital de Caridade São Roque
Orleans - Fundação Hospitalar Santa Otilia
Praia Grande - Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima
Turvo - Hospital São Sebastião
Timbé do Sul - Instituto Maria Schmitt - Hospital Santo Antonio
Urussanga - Hospital Nossa Senhora da Conceição
No encontro, no qual estavam Bitencourt, o deputado estadual José Milton Scheffer (PP), os secretários Douglas Borba (Casa Civil) e Helton Zeferino (Saúde), além do governador, foi antecipada ainda uma projeção do governo estadual para 2020. "No futuro ele falou que, para 2020, ao invés de R$ 180 milhões, seriam 300 milhões, o montante de hoje somado ao repasse para hospitais públicos municipais", antecipou o presidente, entusiasmado com a novidade.
O governador, porém, não abre mão da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que está no Supremo Tribunal Federal (STF), pela qual o Estado questiona o repasse. "Ele entende que a iniciativa de um projeto como esse deve ser do Governo do Estado, e não da Alesc", pondera. O projeto, aprovado pelos deputado e que virou lei, foi de autoria do deputado Scheffer.
Um evento no dia 18, em Florianópolis, vai marcar a entrega oficial dos recursos para os hospitais e o lançamento da nova proposta para 2020.