Uma audiência pública no último dia 29 apresentou às comunidades de Jacinto Machado e Praia Grande o projeto de pavimentação de 31,1 quilômetros da SC-108 entre os dois municípios. Trata-se de um dos três trechos da extensa rodovia, que corta Santa Catarina de norte a sul, que não conta com asfalto. O orçamento total da obra, de R$ 111 milhões, é reconhecidamente pesado e não conta com previsão orçamentária pelo Governo do Estado.
Mas depois da audiência veio uma boa notícia. O governador Carlos Moisés estará em Jacinto Machado na próxima quinta-feira, 14, para anunciar a liberação de recursos para pavimentar os primeiros 4 quilômetros do trecho. "O nosso esforço e organização surtiram efeito. Após trazermos o secretário (Carlos Hassler, de Infraestrutura) no dia 29, o governador anunciou a intenção de liberar os recursos para iniciar a pavimentação dos primeiros quatro quilômetros. Não é uma conquista de A ou B, mas de toda uma região e de todas as pessoas", comemorou o deputado estadual José Milto Scheffer.
A estrada de chão de 31,1 quilômetros impõe muitas dificuldades aos produtores rurais da região e complica a movimentação econômica. Na audiência pública do fim de outubro foi exposto ao secretário Carlos Hassler que a locomoção da produção rural dos dois municípios envolvidos é comprometida e o custo logístico acaba majorado.
O governador Moisés fará o anúncio oficial do investimento às 16h de quinta-feira no Salão Paroquial de Jacinto Machado. Na mesma viagem ao sul, Moisés estará em Forquilhinha anunciando a pavimentação da Rodovia Jacob Westrup e em Araranguá lançando a obra de uma nova ponte sobre o Rio Araranguá.
Confira também:
Quatro quilômetros de esperança para Jacinto Machado