Uma intenção há muito tornada pública pelo governador Carlos Moisés agora torna-se realidade. Ele cumprirá agenda em Laguna nesta quinta-feira, 19, para formalizar a estadualização do Terminal Pesqueiro de Laguna. A Companhia Docas de São Paulo (Codesp), que administrava o terminal, confirmou a transação, que avançou a partir de maio. "É uma intenção nossa reforçar aquela estrutura, tornando-a referência no embarque e desembarque de pescado para toda a região", comentou Moisés, quando da sua passagem por Criciúma e região no fim de semana.
A primeira sinalização do Governo do Estado ocorreu ainda em abril. Na ocasião, o prefeito Mauro Candemil reuniu-se com diretores da Codesp e da SC Par para tratar da possível estadualização. "Com os investimentos que planejamos, tornaremos o terminal efetivo, ágil e com capacidade de dar vazão à grande produção pesqueira daquela região, incrementando a economia e distribuindo renda", apontou o governador.
Caberá à SC Par, dentro do governo, a gestão do terminal, que possui 300 metros de extensão, dez pontos de atração e três esteiras para receber pescados. Localizado no Canal da lagoa Santo Antônio dos Anjos, o terminal conta ainda com uma fábrica de gelo pronta para entrar em funcionamento.
Governador assina transferência do Porto de Laguna para gestão estadual e autoriza obra de emissário na praia do Mar Grosso
O governador Carlos Moisés cumpre agenda em Laguna nesta quinta-feira, 19, onde assina o convênio de delegação do Porto Organizado de Laguna ao Estado de Santa Catarina. No ato, também será feita a autorização junto à Casan da implantação de um emissário terrestre de esgoto sanitário na praia do Mar Grosso, um investimento de R$ 1,9 milhão. A cerimônia será realizada às 15h30, no terminal pesqueiro. Ao final do evento, o governador atenderá a imprensa.
A agenda de Carlos Moisés nesta quinta em Laguna será às 15h30min no Terminal Pesqueiro, no Bairro Magalhães.