Com a ausência do presidente Jair Bolsonaro - ele cancelou a agenda na última sexta-feira -, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, liderou na manhã desta segunda-feira, 15, em Florianópolis, a entrega de 116 ônibus escolares para 93 cidades de Santa Catarina.
Os ônibus foram adquiridos com recursos de emenda da bancada federal catarinense, de 2017, custando R$ 22 milhões, verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Cada veículo custou R$ 180,9 mil e conta com capacidade para 29 passageiros. Os veículos são todos com acessibilidade e poltronas móveis para estudantes com deficiência física. Os veículos serão usados para o transporte de alunos do ensino fundamental. Dos 116 veículos, 74 micro-ônibus serão entregues imediatamente a 64 municípios. Os demais 42 aguardam emplacamento e finalização dos processos de documentação, e serão entregues até o fim de julho deste ano.
“São recursos de emendas parlamentares, de vários deputados federais, liberadas pelo presidente Bolsonaro. Reunimos o Fórum Parlamentar Catarinense em Brasília e centralizamos os recursos para a educação, sendo possível a compra dos 116 ônibus escolares que servirão muito para os municípios catarinenses” comentou o deputado federal Rogério Peninha (MDB), coordenador do Fórum. Deputados federais e estaduais acompanharam o ato.
Os ônibus para o sul:
Jacinto Machado - 2
Balneário Arroio do Silva - 1
Gravatal - 1
Imbituba - 1
Morro da Fumaça - 1
Orleans - 1
Passo de Torres - 1
São João do Sul - 1
Siderópolis - 1
Treviso - 1