A campanha eleitoral em Criciúma promete ser acirrada se o grau de instrução for um dos intens escolhidos pelo eleitor. Enquanto em Santa Catarina 30,08% dos candidatos(as) tem curso superior completo, na maior cidade da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) esse percentual sobe para 40,88%.
As candidaturas masculinas também são destaque em Criciúma. Em Santa Catarina 66,3% dos candidatos são homens enquanto em Criciúma são 68,6%.
O levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta também que 82,48% dos candidatos em criciumenses são da raça branca.
Criciúma também é bastante diferenciada quanto a partido político. A maioria dos 274 pedidos de candidatura, foram feitos por integrantes do PSDB, seguidos por PSL e PDT. Já em Santa Catarina o predomínio é do MDB, seguindo por PP e PL.
A pesquisa do TSE mostra que mais pessoas estão tentando a vida política em Criciúma. Em 2016 foram 144 pedidos de candidatura enquanto em 2020 esse número saltou para 274, ou seja quase dobrou.