O Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), de Criciúma, deve ganhar de cinco a oito novos leitos semi intensivos nos próximos dias. A informação foi revelada pelo secretário Municipal de Saúde, Acélio Casagrande. “O Estado está despachando cinco respiradores e cinco monitores para o Materno Infantil para fazer o semi intensivo para ajudar o máximo que a gente puder. É possível que em poucos dias tenhamos de cinco a oito leitos funcionando”, acredita.
O secretário também faz um alerta com relação às festas de fim de ano devido ao contágio do novo coronavírus (Covid-19). “Alerta para as festas de fim de ano. Podemos ter uma situação muito ruim em janeiro se estes cuidados não forem tomados”, diz.
Casagrande diz que a média de pessoas atendidas no Centro de Triagem ao Coronavírus está variando de 130 a 150. “É um número elevado ainda, mas com profissionais que estão dando conta do atendimento porque descentralizamos no 24h do Boa Vista, na UPA e todas as unidades de saúde atendendo pacientes de Covid-19, e com testagem que pode ser rápida ou por antígeno que após três dias de sintomas já detecta se está positivo ou negativo”, cita.