O encanador Ronaldo Júnior Cardoso, o popular Ronaldinho, que atua no Samae de Araranguá há mais de 23 anos, conquistou admiração dos colegas pela dedicação, competência e criatividade.
E é por meio desta última característica que ele tem se revelado um talento extra: o de artesão.
Neste período que antecede o Natal, o profissional intensifica a produção de peças como guirlandas, flores, garrafas decorativas, porta joias, caixa de armazenamento de acessórios, vasos para flores, entre outros. “Reúno o útil ao agradável. Todos estes artigos são feitos a partir do reaproveitamento de garrafas pet, que se não fossem recolhidas poderiam causar prejuízo ao meio ambiente. A utilização deste material – que é fruto de coleta e doação de amigos, vizinhos e colegas de trabalho – me possibilita desenvolver a criatividade, praticar um ato sustentável e, ao mesmo tempo, ampliar a renda familiar’, comenta. Os produtos são comercializados a partir de R$ 5,00 a unidade. Ele trabalha no SAMAE de Araranguá e reside, ao lado da família, na Praia da Caçamba, em Balneário Arroio do Silva.
Ronaldinho também revela que dedica muitos momentos de folga – especialmente às noites e finais de semana – para a confecção das peças artesanais. “Produzo adornos para diferentes situações, que podem ser utilizados no dia a dia ou em épocas comemorativas. Algumas peças tenho para pronta-entrega, mas quando os pedidos são de maior quantidade é preciso que o cliente providencie encomendas pelo WhatsApp (48) 98818-4806.”
O misto de encanador e artesão confidencia que o incentivo para iniciar a produção dos artigos decorativos foi impulsionado a partir de uma reportagem do tradicional Programa Globo Rural, exibido aos domingos a partir das 7h25min. ‘Me considero novato nesta atividade, mas compenso isso com dedicação e empenho. Escuto atentamente as observações das pessoas e pesquiso bastante no You Tube”, observa.
Outro fator que motiva a confecção dos artigos, segundo ele, é o privilégio de ter suas peças expostas em locais como casas e pontos comerciais, muitas vezes proporcionando alegria às pessoas, sobretudo crianças.