A expectativa é grande para o extremo sul catarinense com a vinda do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que irá dar o aval para o Hospital Dom Joaquim, de Sombrio, para ter dez leitos de UTI pediátrica. O evento será nesta sexta-feira, 18, no período da tarde.
De acordo com Robson Machado, superintendente do hospital, a instituição ficou de portas fechadas até 2018 e com o projeto de reestruturação, deixou de ser coadjuvante. “Realizamos seis mil atendimentos mês na emergência, 90% dos pacientes são do SUS, com a habilitação dos leitos, vamos nos tornar referência na região”, acredita Machado.
O hospital também busca com isso ser “amigo da criança”. “Para termos serviços de complexidade o primeiro passo é termos a UTI pediátrica, hoje o único hospital que atende é o Materno Infantil de Criciúma, e quando não tem vagas, temos que recorrer para Joinville, Florianópolis. Nossa região sofre muito com a falta de escassez de uma UTI pediátrica”.
Além disso, o Dom Joaquim também está inaugurando uma ala de internação clínica. “Com isso o hospital vem ganhando notoriedade na região, voltando a ter a credibilidade que tínhamos perdido”, conclui. Queiroga estará também em Criciúma, durante o período da manhã, onde vai inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rio Maina.