A rede de Hospitais São Camilo de São Paulo participa da campanha Dezembro Laranja, iluminando as fachadas das suas Unidades Pompeia, Santana e Ipiranga, para chamar a atenção da população sobre os riscos e cuidados para evitar o câncer de pele, o que mais atinge as pessoas no mundo.
Durante todo o mês, a Instituição compartilhará conteúdos em suas redes sociais sobre formas de prevenção, diagnóstico e tratamentos da doença. Também serão realizadas ações através dos canais internos, para reforçar informações aos colaboradores da rede.
O câncer de pele é o tipo que mais acomete pessoas no Brasil e no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, a doença corresponde a cerca de 30% dos casos de tumores malignos diagnosticados no país.
Segundo a Dra. Ana Célia Xavier, dermatologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, campanhas de prevenção e conscientização como esta são fundamentais para ampliar o alcance à informação e alertar a população sobre os riscos da doença.
Sobre o câncer de pele
O câncer de pele pode ser de dois tipos: o melanoma, considerado mais grave; e o não melanoma, quadro com maiores chances de cura.
A doença ocorre quando há um crescimento descontrolado das células que compõem a pele. A pele é formada por várias camadas, com tipos celulares diversos. O nome do câncer é dado pela característica histológica da célula.
“A principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos é a radiação ultravioleta, e a maioria dos casos é associado á exposição excessiva ao sol ou câmaras de bronzeamento”, afirma a dermatologista da Rede.
Ela explica que as principais áreas do corpo que são atingidas pelo câncer são as que ficam mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. “Recomendamos, para a prevenção, que o paciente evite ao máximo a exposição solar sem o uso de fotoprotetores”.
Além disso, é preciso estar atento aos sinais para obter um diagnóstico precoce. Entre os sintomas, são alertas manchas que coçam, sangram, não cicatrizam ou que mudem sua forma, tamanho e cor.
Sobre a Rede de Hospitais São Camilo
A Rede de Hospitais São Camilo é composta por três hospitais modernos em São Paulo, que ficam nos bairros da Pompeia, Santana e Ipiranga, capacitados para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea.
Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são os principais pilares de atuação.
Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece ao todo 736 leitos e um quadro clínico de mais de 6,8 mil médicos qualificados. As unidades possuem importantes acreditações internacionais, como a Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor, e a Acreditação Internacional Canadense.
A Rede de Hospitais São Camilo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar.