Em passagem por Içara na semana passada, o deputado federal Hélio Costa (Republicanos-SC) comentou que o município era o mais endividado de Santa Catarina. O fato foi referido nas redes sociais no fim de semana pelo vereador Eduardo Zata (PP):
Parece ser um eterno mimimi de oposição, mas, não é. Há meses venho me preocupando com os números exorbitantes no que tange os empréstimos feitos pelo governo municipal de Içara. Nos últimos dias o Deputado Federal Hélio Costa, do PRB, afirmou que Içara é a cidade mais endividada de todo o estado de Santa Catarina, dando ainda mais voz à nossa preocupação.
São oito contratos de financiamentos realizados entre os anos de 2012 e 2018, por tanto, nas duas gestões do atual prefeito (eleito primeiro pelo PT e atualmente pelo MDB). Tais contratos possuem um período de amortização que variam de 96 a 240 meses. Totalizando o valor de R$ 89.001.575.13.Somados a estes contratos, a Prefeitura ainda possui a dívida de parcelamentos de INSS e IçaraPrev, ambos acumulando 4 meses.
O sistema de CAPAG, que é a Capacidade de Pagamento, do Tesouro Nacional, usa de indicadores para classificar a situação fiscal dos Entes Subnacionais (Estados e Municípios). Os indicadores são: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Na classificação CAPAG, que é de “A” a “D”, Içara ficou com o “C”, o que indica os riscos de pagamento das despesas atuais e até o comprometimento da capacidade financeira para adquirir novos financiamentos. Só por essas informações já teríamos um alerta enorme, e lamentável, da situação. Mas, não para por aí. Há ainda a intenção de mais um empréstimo de R$ 30.000.000,00, leia-se TRINTA MILHÕES DE REAIS.
A dúvida é, para onde vai todo esse dinheiro, e como é que Içara vai pagar?
É... Içara, endividada Içara.
Ouvido a respeito na manhã desta segunda-feira, 26, na Rádio Som Maior, o prefeito Murialdo Gastaldon (MDB) rebateu as informações do deputado Hélio Costa. "É um deputado fake news, dizer que Içara é a cidade mais endividada do Brasil. A notinha que saiu durante a semana já era a cidade mais endividada da região, tem que ver o que eles estão considerando. Não tem essa situação. Já adiantamos parcela do décimo terceiro salário, servidores e fornecedores em dia. Como a nossa economia cresceu muito nos últimos três, quatro anos, a nossa capacidade de tomar recursos para investimentos também cresceu", afirmou.
Gastaldon lembrou que, com a oferta de crédito, elaborou projetos para captar recursos e realizar investimentos na cidade. "Essa demanda que estava reprimida, e com recursos para fazer obras, e para implementar desenvolvimento, seria uma irresponsabilidade não fazer. Sempre que se toma um recurso desse, na Caixa ou no Banco do Brasil, quem faz a análise final é a Secretaria do Tesouro Nacional. Se ela aprova, é porque a cidade está solvente. O raciocínio que o deputado fake news fez é o contrário", destacou.
Ainda em crítica ao deputado, o prefeito afirmou que em nenhum momento ele procurou a Administração Municipal para buscar informações sobre as citadas dívidas. "Ele veio a Içara para um ato político e saiu disparando isso na mídia. Não conversou com ninguém do município, não disse a que veio, até agora não se entendeu qual a intenção desse deputado", concluiu.
O vereador Eduardo Zata deverá pautar o assunto na sessão desta segunda na Câmara de Içara.