Em agosto, o primeiro trecho de duplicação da SC-445, Rodovia Paulino Búrigo, em Içara, deve ser licitado. O projeto, que compreende a extensão entre a BR-101 e o Centro de Distribuição do Giassi, já foi entregue pelo município ao Governo do Estado - responsável por executar a obra.
Para a primeira etapa, o investimento inicial é de R$ 36 milhões. "Ficou acordado que o município faria o projeto da SC-445 e o Governo do Estado executaria", comenta o gestor de Convênios de Içara, Israel Rabelo. Por isso, a obra será dividida em duas partes, para agilizar o processo.
"O primeiro trecho, entre a BR-101 e um pouco antes da Librelato, está com o projeto pronto. Entregamos ao Estado toda a parte de elaboração e está apto para o Governo fazer o processo licitatório", detalha Rabelo. "O segundo, que vai logo depois do Centro de Distribuição do Giassi, até o limite com Criciúma, compreende outra licitação", acrescenta o gestor de Convênios.
O projeto da segunda etapa deve ser concluído, conforme a expectativa de Rabelo, em até 45 dias, para, posteriormente, ser encaminhado ao Governo do Estado. Há cerca de um mês, Carlos Moisés da Silva esteve no município de Içara. "O governador se comprometeu a lançar o edital em agosto. Estamos confiando na promessa", enfatiza.
Segundo o gestor de Convênios, a segunda etapa requer mais tempo, já que há viadutos, rótulas e acessos aos bairros já consolidados e, por isso, exige maior demanda da empresa de engenharia responsável pelo projeto. "É uma obra que prepara uma melhor conexão de Içara com a BR-101 e a cidade de Criciúma", finaliza Rabelo.