A Assembleia Legislativa (Alesc) aprovou a sequência do processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés (PSL) e a vice Daniela Reinehr (sem partido).
Primeiro, houve a aprovação do projeto pelo impedimento de Daniela. Foram 32 votos a favor do afastamento, sete contrários e uma abstenção. Na sequência, na votação do processo contra Moisés, houve 33 votos pelo impeachment, seis contrários e uma abstenção.
Eles não são afastados de imediato. A Alesc comunica o Tribunal de Justiça (TJSC) a quem cabe montar o tribunal, que contará com onze membros. Será presidido pelo presidente do TJ, desembargador Ricardo Roesler, contará com mais cinco membros do TJ, que serão sorteados, e cinco membros da Alesc, que serão eleitos entre os deputados estaduais.
Nesse tribunal, por maioria simples, vai se determinar pelo afastamento ou não. Se confirmando, daí sim Moisés e Daniela ficam afastados do governo por 180 dias para o processo. Nesse período, ainda dentro do mês de setembro, o presidente da Alesc, Júlio Garcia (PSD), deverá assumir o governo interinamente.
Confira os detalhes abaixo, nas informações do Minuto a Minuto do 4oito.