Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Impeachment, sessões virtuais e pandemia: o ano de 2020 da Alesc

Para presidente da assembleia, ano terminou com um balanço positivo para os membros do legislativo

Por Paulo Monteiro Florianópolis - SC , 23/12/2020 - 08:43 Atualizado em 23/12/2020 - 08:44
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A atuação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) se mostrou ainda mais intensa nesse ano de 2020, marcada sobretudo pela pandemia do novo coronavírus e, também, por dois processos de impeachment contra o governador Carlos Moisés da Silva. Apesar das dificuldades e embates políticos, de acordo com o presidente do legislativo catarinense, deputado Julio Garcia, o ano se mostrou extremamente positivo.

Um dos primeiros grandes desafios para os deputados da Alesc surgiu justamente em março, nos primeiros dias da pandemia no estado. Em 20 de março, a assembleia realizou pela primeira vez em sua história uma sessão completamente online, através de videochamadas, por conta da pandemia de Covid-19.

“Depois da sessão online, tivemos dois processos de impeachment deflagrados na Alesc também de forma inédita, pelas circunstâncias que se apresentam. Esse momento de tramitação do primeiro processo foi um desafio para a Assembleia, e nós passamos por ele”, comentou o presidente.

Júlio acredita que a abertura dos processos de impeachment foram eventos desgastantes, tanto para a Alesc quanto para toda a Santa Catarina, mas inevitáveis dadas as situações. “Chegou um momento em que a Alesc tinha que tomar uma decisão, a qual foi tomada, pelo arquivamento do processo de impeachment e a volta de Moisés daqui pra frente. A democracia diz que daqui a menos de dois anos teremos uma eleição, e se irá ou terá que mudar será pelo voto da população”, pontuou.

As sessões virtuais e mistas realizadas pela Alesc em 2020 deverão continuar acontecendo nos próximos anos, justamente pela praticidade de reunir membros do legislativo que, geralmente, estão em regiões distintas da capital. Além disso, as reuniões mostraram uma grande efetividade da assembleia, que aprovou neste ano 25% a mais de matérias do que em 2019.

“Ao final, tivemos um balanço positivo em relação à produtividade. Deliberamos sobre todos os projetos de origem governamental e também de projetos de origem legislativa, limpando a pauta no último dia em uma sessão histórica, tranquila e terminada em horário regimental. Apesar da turbulência política, temos um balanço extremamente positivo”, afirmou.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito