O trabalhadores do Hospital Dom Joaquim, de Sombrio, continuam em greve, porque o Instituto Saúde, Educação e Vida (Isev), que administra a entidade, não repassa os salários há dois meses. A justiça já determinou que a Prefeitura e o Governo do Estado de Santa Catarina assumam a gestão imediatamente.
“Tivemos muita dificuldade com o Isev como não foi diferente com outras instituição que eles pegaram. Em Sombrio estamos passando trabalho porque estamos fazendo esse repasse de convênio em dia e volta e meia dá esse impasse. Eles não repassam o dinheiro aos funcionários e, obviamente que funcionário sem salário não trabalha. Estamos agora com 30% do atendimento apenas”, explicou o prefeito de Sombrio, Zênio Cardoso.
Segundo Cardoso, ontem houve uma conversa com o secretário Estadual da Saúde, Acélio Casagrande, para discutir soluções para a situação. O prefeito explicou que já está a procura de outros institutos que possam assumir a gestão da entidade e que já há interessados.
“Empresas interessadas já estiveram em contato conosco. Essa preocupação vem de longa data. Não é agora. Sabíamos que mais cedo ou mais tarde teríamos problemas. Então está acontecendo esta tratativa com a empresa de Araranguá, o Maria Schmitt, de Araranguá. A gente está se colocando à disposição para fechar com eles imediatamente. Hoje já estamos fazendo o novo convênio com uma empresa que ainda é do Isev para que a gente consiga passar o recurso para eles, que não passamos por falta de negativas, porque o Isev está irregular”, contou.