A semana é de baixas temperaturas e, com isso, surge a dúvida: quando o calor retorna para a região? Para quem prefere o clima quente a resposta não é muito agradável: o frio vai longe, podendo chegar a setembro e outubro, meses de primavera. O calor mais intenso aparece apenas no mês de novembro, pouco antes do início do verão.
O inverno 2018 teve temperaturas 0,5° abaixo da média histórica no Litoral Sul de Santa Catarina, diferente do inverno do ano anterior, quando as temperaturas estavam 4° acima. Mas mesmo com temperaturas mais baixas, a região não registrou geadas, o que beneficiou a agricultura, principalmente o plantio de banana.
Ao fim da estação mais fria do ano, a chuva deve ficar abaixo da média histórica o que pode prejudicar o desenvolvimento das lavouras de arroz. “Isso acontece porque o arroz precisa de calor e umidade para se desenvolver bem. Embora não seja nada muito grave, se o rizicultor decidir iniciar o plantio mais cedo, pode colher um pouco menos. O ideal é esperar os meses mais quentes e mais chuvosos”, aconselhou o climatologista da Epagri Márcio Sônego.