Em suas redes sociais, o deputado estadual Jessé Lopes (PSL), criticou quem pede a volta do Ato Institucional nº 5, (AI-5). “Entendo o desespero de quem está pedindo AI-5 ou intervenção militar, mas você não está CONTRIBUINDO em NADA com isso. Além do mais, isso NÃO É a vontade do Jair, conforme ele já disse. Isso acaba atrapalhando-o, pois endossa a NARRATIVA de um presidente antidemocrático”, escreveu o parlamentar nesta segunda-feira, 20.
Inclusive, na carreata em defesa do presidente da República realizada no último domingo, 19, em Criciúma, alguns veículos possuiam cartazes com a frases AI-5 Já. “A elite política - que hoje não tem motivos legítimos para taxá-lo disso - teria argumentos suficientes para gerar uma FALSA narrativa e derrubá-lo. Sejamos sensatos, amigos. O Jair tem o POVO. Quem tem o POVO, não precisa de AI-5. Vamos fazer valer nossa força!”, complementou Lopes em seu texto.
O AI-5, foi um decreto emitido pela Ditadura Militar durante o governo de Artur da Costa e Silva no dia 13 de dezembro de 1968. O AI-5 é entendido como o marco que inaugurou o período mais sombrio da ditadura e que concluiu uma transição que instaurou de fato um período ditatorial no Brasil.